• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 08/09/2017
Ensino Fundamental

Dia Mundial da Alfabetização: 95% dos alunos da rede alfabetizados com até sete anos

Conheça ações da Secretaria para promover a melhoria do ensino no estado

A Educação trabalha para ver alfabetizados todos os alunos da rede com até sete anos de idade. Para isso, conta com o programa Ler e Escrever, conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos para promover a melhoria do ensino no estado. Ao todo, o programa já alfabetizou cerca de 95% das crianças de até 7 anos.

O programa atende cerca de 625 mil alunos regularmente matriculados nas escolas da rede estadual de ensino, mas com os convênios firmados com os 386 municípios parceiros, as ações em prol da alfabetização atingem cerca de 1 milhão e 600 mil crianças.

Alunos estrangeiros alfabetizados

A Educação está pronta para atender alunos estrangeiros, nascidos em países como Congo, Palestina, Bolívia, Angola e Haiti. Os dados de julho contabilizam mais de 2.600 mil estudantes matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Na E.E. Eduardo Prado, na capital, os alunos estrangeiros falaram sobre as diferenças entre a língua portuguesa e sua língua mãe. Confira no vídeo.      

Ideb: alfabetização em primeiro lugar

O compromisso da Secretaria da Educação com a alfabetização de suas crianças já se reflete no resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em 2016, de acordo com os números, São Paulo foi o primeiro Estado a ocupar o topo do ranking nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

Nos Anos Iniciais (1º ao 5º do fundamental), o Estado ocupa a liderança isolada da faixa, passando de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015. A média é superior à meta estabelecida pelo Governo Federal para o ano de 2019, que é de 6,3.