• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 27/05/2016
Boas Práticas

#DiaDaMataAtlântica: alunos desenvolvem ações voltadas para a preservação do Meio Ambiente

Conheça alguns projetos de conscientização ambiental

Nesta quinta-feira (27), comemora-se o Dia Nacional da Mata Atlântica, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de proteger e recuperar um dos biomas mais importantes do Brasil. Pequenas atitudes se tornam indispensáveis para a conquista desse objetivo e os alunos da rede estadual mostram que estão cada vez mais atentos para a importância da construção de uma consciência ambiental, por meio de diversas ações que são realizadas nas unidades escolares.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Destacamos alguns projetos que fazem toda a diferença no cotidiano dos estudantes e contribuem para uma sociedade ambientalmente mais responsável. Conheça:

Tudo on-line

A diretoria da E.E. Nestor de Camargo, em Barueri, criou diversas ações na unidade escolar que contribuem para a melhoria do meio ambiente. Para evitar o desperdício de papel e otimizar a execução dos trabalhos dos professores e desenvolvimento escolar dos alunos, atividades como avaliações, trabalhos escolares e eleições para a escolha dos Grêmios Estudantis e Clubes Juvenis foram transferidas para o mundo virtual.

Ao ar livre

Na E.E. Prof. Ayres de Moura, o parque Vila dos Remédios, localizado ao lado da unidade, se transformou em uma extensão da sala de aula. Frequentemente, os alunos do 9º ano da escola visitam o espaço para monitorar a qualidade da água do local e caminhar pela vegetação remanescente da Mata Atlântica.

Reflorestamento de áreas desmatadas

Em Marília, a E.E. Padre João Walfredo Rothermund realiza, desde 2008, o projeto “Sustentabilidade e Recursos Naturais”, que consiste em oferecer aos estudantes a experiência de plantar uma árvore nativa em áreas de mananciais, morros, encostas e florestas nativas, que necessitem de reflorestamento. Para realizar o projeto, são utilizadas caixas de leite onde, após um período de aproximadamente um ano em germinação, as sementes das árvores são plantadas. Todo o processo é bombeado por água da chuva, captada também de forma sustentável.  Árvores como Jequitibá, Jatobá, Jacarandá, Aroeira, entre outras, fazem parte do plantio.