• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/05/2016
Sociedade

Diretoria Sul 1 promove orientação técnica sobre como lidar com alunos estrangeiros

Ação aconteceu na última quarta-feira (4) e contou com a participação de 130 professores

Com o objetivo de mostrar aos professores ações sobre como lidar com alunos estrangeiros, a Diretoria de Ensino Sul 1 realizou, na última quarta-feira (4), um curso para os professores coordenadores das escolas de Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio da região. Ao todo, participaram 130 educadores.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No curso, houve apresentação de vídeos sobre o tema, dinâmicas em grupo e atividades com foco na cultura e identidade dos alunos, entre outras atividades. Tudo, visando como deve ser o trabalho curricular com estudantes oriundos de outros países.

“Durante as reuniões do Núcleo Pedagógico foram discutidas as novas configurações da sociedade com a questão do movimento migratório no mundo. Em cima disso decidimos realizar um levantamento prévio junto às nossas escolas e diagnosticamos que tínhamos uma média de 50 alunos estrangeiros de países como Haiti, Camarões, Nigéria, Bolívia, Peru, Coreia do Sul, Japão, Grécia, Síria, República Popular do Congo, Uruguai, Paraguai, Angola, Portugal e Argentina. Então resolvemos realizar esta formação com os professores”, revela Aderson Toledo Moreno, professor coordenador no Núcleo Pedagógico.

Rede estadual possui mais de 8 mil alunos estrangeiros

As escolas da rede estadual vêm recebendo cada vez mais estrangeiros. Eles chegam do Congo, Palestina, Bolívia, Angola e Haiti. Em todo o Estado, a rede contabiliza mais de 8 mil estudantes de 90 países. Apenas nos últimos dois anos, o número de haitianos, por exemplo, cresceu 14 vezes. Saiba mais aqui.