• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/09/2013
Ensino Integral

Dúvidas sobre o trabalho de um professor do Ensino Integral? Tire-as aqui!

Confira quem pode participar, quais as atividades desenvolvidas e como funciona o credenciamento

Você sabe como funciona o trabalho de um professor de Escola de Tempo Integral? Se você é servidor efetivo e estável da rede estadual e deseja atuar, em 2014, nas 178 unidades que oferecerão o modelo, confira quem pode participar, como funciona o trabalho do educador e tire suas dúvidas sobre o credenciamento.

Aos professores do modelo, por exemplo, cabe além das atribuições previstas para a função estimular o desenvolvimento das potencialidades e perspectivas do aluno. Para alcançar esse objetivo, os educadores das escolas de Tempo Integral passam por constantes formações e avaliações.

– Faça aqui o seu cadastro. Importante: para acessar o sistema de inscrições, o interessado deverá informar a senha “pei2014”. 

Outra mudança para os educadores do modelo está no sistema de trabalho oferecido. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno. Para isso o docente recebe uma gratificação de 75% sobre seu salário, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira.

Quem pode participar

Podem se inscrever os diretores titulares de cargo, os docentes titulares de cargo e ocupantes de função-atividade, todos portadores de licenciatura plena e com experiência de, no mínimo, três anos no magistério público estadual.

Também podem participar educadores que mantenham outras atividades remuneradas além da atividade de docente na rede estadual, desde que em período noturno ou aos finais de semana. Quem acumula cargos na Secretaria da Educação no período noturno também pode se candidatar.

Docentes readaptados poderão atuar no novo modelo apenas em sala ambiente de leitura, em regime de dedicação plena e integral. Candidatos à contratação não podem se inscrever.

Credenciamento

No processo de credenciamento, o educador poderá se candidatar às vagas de professor ou para a área de gestão, que engloba as funções de professor coordenador geral, vice-diretor e diretor. Na avaliação do candidato, será considerado o comprometimento do profissional, seu histórico de assiduidade, além do perfil para atuação no modelo pedagógico e de gestão específicos da Escola de Tempo Integral.

Após o preenchimento da ficha de inscrição, na qual deverá informar sua situação funcional, formação, experiência na rede estadual de ensino e disponibilidade para atuação no programa, o educador será chamado para uma entrevista.

As entrevistas serão realizadas em duas fases e acontecerão mediante agendamento prévio, feito pelas 64 diretorias de ensino que possuem escolas do novo modelo de tempo integral. A primeira etapa acontecerá entre os meses de outubro e dezembro de 2013. Entre 10 e 23 de outubro, serão convocados os candidatos às vagas de gestão. Em seguida, de 31 de outubro a 8 de novembro e de 2 a 17 de dezembro, serão entrevistados os candidatos às vagas de professor.

No momento da entrevista, o candidato deverá apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição, bem como o registro de ausências para análise da pontuação de assiduidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A segunda fase de entrevistas acontecerá no primeiro semestre de 2014. Por isso, vale destacar que os inscritos que não forem chamados nesta primeira etapa poderão ser acionados ao longo do próximo ano.

Os profissionais que já atuam nas unidades que oferecerão o novo modelo de Escola de Tempo Integral em 2014 devem participar de todo o processo de credenciamento, porém esses servidores terão prioridade para assumir as vagas de sua unidade na função em que atuam.

Tem mais dúvidas sobre o novo modelo? Clique aqui!

Ensino Integral 

São Paulo realiza uma série de ações para garantir aos alunos das escolas estaduais uma jornada integral de estudos. Atualmente, 419 mil estudantes são atendidos por esses programas, número que irá aumentar em 40% em 2014, para cerca de 596 mil alunos atendidos.

Para a ampliação do programa, a Educação abriu 2 mil vagas para professores e gestores da rede estadual interessados em atuar nas 178 escolas que oferecerão o novo modelo de escola de tempo integral no próximo ano.