• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/11/2013
Cultura é Currículo

Educação amplia número de alunos levados a visitas culturais gratuitas no Estado em 2013

Balanço aponta que 1,1 milhão de estudantes frequentaram teatros, museus e institutos de arte

A Secretaria da Educação do Estado vai fechar o ano com 1.134.735 alunos da rede estadual participantes do programa de incentivo Cultura é Currículo. O número é 67,7% maior do que as participações em 2010, quando foram 676.800 estudantes. Por meio do projeto, crianças, jovens e adultos são levados a museus, teatros, pinacotecas, exposições de arte e espetáculos de dança. Muitos frequentam estes espaços pela primeira vez.

Todo mês, as vagas são disponibilizadas às 91 diretorias regionais de ensino, que fazem a distribuição para as escolas, responsáveis pela organização das visitas. Somente em 2013, o investimento foi de R$ 34 milhões e para o ano que vem a proposta é ampliar ainda mais as atividades.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Ao promover acesso a esta diversidade de bens culturais, oferecemos aos alunos não apenas uma nova forma de aprender conteúdos importantes, mas, sobretudo, propiciamos uma experiência transformadora, que amplia as referências e o olhar sobre o mundo”, afirma Claudia Rosenberg Arantangy, diretora de Projetos Especiais da FDE.

Cinema Vai à Escola

Além das visitas culturais, a Secretaria também leva produções cinematográficas para as unidades de ensino, usadas para auxiliar nas aulas de várias disciplinas. Por meio do programa Cinema Vai à Escola, a Pasta adquiriu 57 filmes em DVD de diferentes títulos contemporâneos e antigos, distribuído para 4.030 escolas, contribuindo com a bagagem cultural de 1,8 milhão de estudantes do Ensino Médio. Para ampliar o programa, as escolas receberão, no próximo ano, 16 novos títulos.

Cultura é Currículo

O programa Cultura é Currículo é realizado em parceria com a Fundação para o Desenvolvido da Educação (FDE), órgão da Secretaria. A iniciativa possibilita que alunos do Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) tenham acesso às programações, em visitas monitoradas e que viram aliados do processo de aprendizagem. O transporte e a alimentação dos estudantes são oferecidos pela Secretaria.