• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/09/2015
Pais e Alunos

Secretaria apresenta para especialistas em educação a reorganização da rede

Durante o evento foi possível abrir um diálogo e mostrar a importância da participação de todos

A proposta da nova organização da rede estadual de ensino paulista, que irá ampliar o número de escolas com um único ciclo, foi apresentada para diversos especialistas em educação. O evento foi sediado no plenário da Secretaria e conduzido pelo secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na ocasião, importantes nomes da área estiveram reunidos durante a apresentação, onde foi possível mostrar todos os aspectos e pontos relevantes do novo processo da reorganização e fortalecer, ainda mais, o debate em busca da construção de um novo modelo de escola. Além disso, os especialistas tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões acerca da medida.

“A reorganização das escolas é um ponto fundamental para melhoria da qualidade do ensino”, comentou Rose Neubauer, ex-secretária estadual da Educação de São Paulo.

A medida teve início com base em levantamento realizado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) que apontou tendência de queda de 1,3% ao ano da população em idade escolar no Estado de São Paulo. Entre os anos de 1998 e 2015, a rede estadual de ensino perdeu 2 milhões de alunos.

Diante deste cenário, a Educação estabeleceu metas para melhorar a qualidade de ensino das escolas de educação. “A nova estrutura vem em um momento importante devido às mudanças demográficas”, explica Maria Helena Guimarães de Castro, diretora executiva da Fundação Seade e ex-secretária de Estado da Educação.

A partir do ano de 2016, o objetivo é aumentar o número de escolas divididas por ciclos: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. “A distribuição das escolas por ciclo é fundamental para atender necessidades específicas de cada faixa etária e personalizar mais a educação”, destaca Ana Penido, diretora executiva do Instituto Inspirare e Porvir.

Para entender tudo sobre o assunto, A Educação criou uma página com informações específicas. Clique aqui e saiba mais sobre a reorganização.