Sociedade

Educação entrega restauro de escola centenária em Casa Branca, no interior

Outra escola estadual, em Santa Cruz das Palmeiras, também recebeu obras de restauro

seg, 20.01.2014

O governador Geraldo Alckmin e o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Fernando Padula, entregaram neste sábado, 18, em Casa Branca, o restauro da escola centenária Dr. Francisco Thomaz de Carvalho. Popularmente conhecida como Instituto, a unidade é um patrimônio do município.

“Nós estamos aqui em um prédio que é um dos maiores patrimônios da história, da cultura e da educação de São Paulo. Aqui nós tivemos um prédio tombado de estilo colonial, o museu aqui da escola ficará aberto a partir de fevereiro e a gente fica muito feliz por conhecer melhor esse trabalho que foi feito”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Foram investidos R$ 2,28 milhões para renovar o estilo arquitetônico colonial e outras melhorias estruturais. Os quadros também centenários da unidade foram restaurados, preservando as pinceladas originais. Um estudo pictórico foi feito para definir a pintura da escola e o trabalho deixou as salas de aula de cara nova para os mais de 900 alunos apesar dos 101 anos de existência da unidade escolar. “Imagina construir um prédio desses em 1913. (…) Isso mostra bem, a história sempre nos deixa algumas lições, afirmou o governador.

A escola Dr. Thomaz de Carvalho faz parte da Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista. Além do investimento permanente em obras escolares, a Secretaria da Educação também investe em outros programas educacionais para aprimorar ainda mais o ensino.

Santa Cruz das Palmeiras

A escola estadual EE Dr. Carlos Guimarães, no município de Santa Cruz das Palmeiras, também recebeu obras de restauro e foi visitada pelo governador Geraldo Alckmin neste sábado (18). Instalada em 1911, foi a primeira escola do município e hoje faz parte da Diretoria de Ensino de Pirassununga.

Foram feitas reformas na cobertura, forro, treliças, pisos internos e externos, muros, cozinha, despensa, sanitários, entre outras atividades de restauro e revisão.