terça-feira, 05/01/2016
CEL

Educação está com vagas abertas em mais de 200 escolas de idiomas no Estado

Aprender novo idioma amplia chances de emprego a alunos da rede estadual

Os jovens matriculados na rede estadual de ensino paulista podem ampliar o currículo com a ajuda de um novo idioma. A Educação está com as inscrições abertas em novas turmas dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) em várias regiões do Estado. Os cursos são semestrais, gratuitos e os interessados têm até sete opções: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim. Em 2015, foram mais de 67 mil inscritos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Podem participar do programa alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano), Ensino Médio (1ª à 3ª série) e Educação de Jovens e Adultos. As aulas são oferecidas por professores da própria rede estadual no horário oposto ao regular em 223 escolas.

Clique aqui e veja aqui a unidade mais próxima da sua residência

No ano passado, a Educação identificou um aumento de 25% do número de matrículas em cursos de francês e italiano entre 2014 e 2015. O crescimento está relacionado às novas exigências do mercado de trabalho, que procura profissionais com conhecimentos além do inglês e espanhol. Por isso, o conteúdo programático tem foco na gramática, leitura e conversação.

Outra característica dos Centros de Estudos de Línguas é oferecer diferentes ferramentas de ensino. Durante as aulas, os professores utilizam vídeos, música e até quadrinhos na aprendizagem. Simulações de entrevistas de emprego, recepção de estrangeiros e dicas de viagem são feitos em sala. Todos os aprovados, por semestre, recebem certificado de conclusão.