• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/09/2014
Professores e Funcionários

Educação lança concurso para contratar 5,7 mil professores para alfabetização

Docentes vão atuar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; inscrições começam dia 16 de setembro

A Educação publicou nesse sábado (12) o edital de instruções especiais de um novo concurso que contratará 5.734 professores para atuarem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O cadastro poderá ser feito a partir dessa terça-feira (16) e ficará disponível até 17 de outubro. A prova está prevista para 30 de novembro.

– Confira aqui as instruções para o concurso

O concurso é voltado para contratação de professores que atuarão na etapa de alfabetização dos alunos da rede estadual de ensino e estão matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O processo seletivo será dividido em duas etapas, uma avaliação de títulos e o exame. A taxa é de R$ 44,87. A prova terá 80 questões objetivas e uma dissertativa. As vagas serão disponibilizadas regionalmente. Cada candidato deve indicar pelo menos uma diretoria de ensino onde gostaria de trabalhar.

Inicialmente, estão previstas contratações para a capital e região metropolitana de São Paulo e também para as regiões de Campinas, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba.

Os novos docentes serão capacitados para atuar com programas como Ler e Escrever, para alfabetização, e o EMAI (Ensino de Matemática para Anos Iniciais).

De acordo com dados do último Saresp, 94,6% dos alunos paulistas sabem ler aos 7 anos, um ano mais cedo do estabelecido no Brasil, quando as crianças aprendem a ler e escrever aos 8 anos. Em matemática, a mesma avaliação aponta que 99,5% dos alunos com 7 anos já dominam o conteúdo exigido para a faixa etária.

Mais 73 mil professores na rede estadual

Entre 2011 e 2014, foram chamados mais 73 mil novos professores. Os primeiros 34 mil educadores foram convocados em 2011 e 2012. Em janeiro deste ano, a Pasta deu início ao processo de convocação do concurso realizado em novembro de 2013 para 59 mil professores.