• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/04/2017
Pais e Alunos

Educação promove concurso para homenagear a escritora Lygia Fagundes Telles

Estudantes podem produzir vídeo sobre vida e obra da acadêmica, que será divulgado no Youtube

O Secretário da Educação, Jose Renato Nalini instituiu o concurso “Especial – Lygia Fagundes Telles – 2017”, que visa incentivar a pesquisa e a leitura, valorizar a produção literária e apresentar uma das mais importantes escritoras do Brasil, integrante da Academia Paulista de Letras. Os trabalhos devem ser desenvolvidos sob plataforma audiovisual, e a participação de alunas e alunos se dará por adesão da escola, até o dia 15 de maio. Clique nos links abaixo para fazer o download do regulamento e dos anexos necessários para a inscrição.

– Regulamento

– Anexos

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O objetivo é que os participantes pesquisem a vida e a obra da escritora Lygia Fagundes Telles e criem um roteiro em vídeo. O trabalho deve ser desenvolvido individualmente ou em grupo de até cinco alunas e alunos, independente do ano que cursa. O time escolherá, então, um professor orientador, responsável pela autenticidade da produção. A criação deverá ser inédita e para a produção podem ser usados desenhos, trechos de vídeos e/ou áudios, imagens, fotos, sons, textos e entrevistas. É imprescindível que o material contenha crédito/fonte, data da pesquisa na internet e preserve os direitos autorais daquilo que foi utilizado como referência.

O concurso seguirá algumas fases, e a partir de 15 de abril a escola deve promover a divulgação do “Especial – Lygia Fagundes Telles”, através da realização de eventos que envolvam e dinamizam o tema para toda a comunidade escolar. A direção da escola deverá organizar uma votação, com a participação de alunas e alunos (Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano; Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano e Ensino Médio), professores, gestores e comunidade escolar, para a seleção de até três vídeos, que representarão a escola nas fases subsequentes do concurso.

A escola terá um mês para trabalhar o tema e escolher os trabalhos que irão representa-la. Após essa fase, é necessário que a unidade encaminhe, até 15 de maio, as fichas de inscrição (anexo I) contendo o link postado no YouTube dos três vídeos selecionados; a Autorização do Responsável (anexo II); a Ficha de Créditos utilizados e Declaração de Liberação de Direitos Autorais (anexo III) e o Relatório da Escola (anexo IV).

A terceira fase será concluída em 31 de maio, quando a Diretoria de Ensino escolherá apenas um representante que seguirá para a fase final do concurso. Caberá, então, à Secretaria da Educação escolher 10 semifinalistas que farão parte da última fase, a votação online.

A votação online irá acontecer de 21 de junho até 30 junho, e a divulgação do resultado será feita até o dia 6 de julho. O vídeo mais votado será amplamente divulgado nos canais de comunicação da Educação. Os participantes receberão certificados e terão a honra de visitar a Academia Paulista de Letras.

Apresentação do Trabalho

O vídeo produzido deverá ter duração máxima de 10 minutos, qualidade sonora e ser postado na plataforma Youtube. É necessário que os participantes se atentem na hora da publicação, pois o audiovisual deve ter o título “Especial Lygia Fagundes Telles – 2017”. Na descrição, é preciso colocar o nome da Diretoria de Ensino, da escola e a identificação de cada integrante, além do professor orientador. Na ficha de inscrição deverá constar o link do vídeo.

Critérios de Avaliação

Para seleção dos vídeos participantes serão utilizados alguns critérios de avaliação: a apresentação do trabalho de acordo com as normas constantes no regulamento; a comunicação ou capacidade de expressão de ideias; a narrativa ou capacidade de abordar o tema “Vida e Obra de Lygia Fagundes Telles”; a fluência ou domínio da apresentação do vídeo com qualidade técnica, encadeamento e propriedade; a contextualização e precisão das informações e dados constantes da produção e, por fim, a originalidade, ou inovação e criatividade na produção artística do vídeo.