• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/08/2015
Grêmio Estudantil

Educação realiza 1ª cerimônia para a posse dos presidentes gremistas em São Carlos

Evento reúne lideranças das 43 unidades de ensino da região

A Educação e a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos realizam nesta terça-feira (11), a 1ª cerimônia de posse das novas lideranças de Grêmios Estudantis da região. O evento, no Fórum da cidade, marca a presença de agremiações em 100% das unidades escolares da cidade. Levantamento mostra ainda que 25% das instituições são lideradas por crianças de até 12 anos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O objetivo do evento é prestigiar as chapas vencedoras das eleições realizadas nas 43 escolas estaduais de São Carlos. Todas as unidades utilizaram voto eletrônico, cujo sistema das urnas foi criado pela própria Diretoria de Ensino. Antes, porém, cada escola organiza a sua Assembleia Geral e define as funções de cada grêmio. Com o estatuto aprovado, é hora das agremiações organizarem o processo eleitoral e o dia votação. Os grupos vencedores assumem o grêmio local para mandatos de, no máximo, um ano. 

Além de ser o primeiro exercício de participação democrática dos alunos, os grêmios atuam em conjunto com a direção das escolas. Levantamento feito pela Educação revela que muitos promovem atividades para melhorar o aprendizado e o comportamento de crianças e adolescentes. Projetos culturais e esportivos também fazem parte da lista de ações propostas e executadas durante todo o ano letivo pelos gremistas.

A diretoria de ensino é formada pelos municípios de Corumbataí, Descalvado, Dourado, Ibaté, Itirapina, Ribeirão Bonito e São Carlos.

Sobre os grêmios 

Um espaço de debate, trabalho em grupo e novas ideias. Os Grêmios Estudantis, presentes em mais de três mil escolas da rede estadual, proporcionam ao aluno a oportunidade de estimular outros estudantes a participar da vida escolar e também da rotina da comunidade. Saiba mais aqui.