• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/07/2013
Pais e Alunos

Escolas da rede recebem, por dia, 83 novas matrículas de alunos com mais de 40 anos

Balanço mostra crescimento da proporção de estudantes mais velhos que voltam para escola

Levantamento feito pela Secretaria da Educação aponta que, por dia, as escolas estaduais recebem em média 83 novos alunos com mais de 40 anos.  O balanço feito com os 214,3 mil matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo Estado mostra que, apesar de a faixa-etária entre 18 e 29 anos concentrar a maioria dos ingressos (58,4%), é crescente a proporção de estudantes mais velhos que voltam para a sala de aula por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos.

Em 2012, os 30.600 estudantes com 40 anos ou mais da rede representavam 14,3% dos alunos que cursam a EJA em São Paulo, sendo que em 2002 o percentual era de 9,7%, o que indica aumento de cinco pontos porcentuais no período. A taxa atual de estudantes mais velhos é a terceira maior da série histórica da educação de jovens e adultos paulista, atrás apenas de 2010 (16%) e de 2011 (17,7%). 

A Secretaria tem investido em modalidades de ensino para auxiliar o ingresso de estudantes de todas as idades e o perfil etário da EJA traçado pela pasta evidencia que estratégia tem dado certo. Um dos exemplos é o curso com presença flexível e atendimento individualizado nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). Para cursar a modalidade nos CEEJAs o aluno deve ter, no mínimo, 18 anos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“A Educação de Jovens e Adultos é um programa importante para todos que querem ficar em dia com os estudos. A participação auxilia aqueles que estão em busca de realização pessoal e também profissional, já que o mercado de trabalho exige cada vez mais escolarização avançada”, afirma Mertila Larcher de Moraes, diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos.

Serviço

As inscrições para EJA e CEEJA para o segundo semestre estão abertas.  Os interessados podem comparecer a qualquer escola estadual com RG ou certidão de nascimento e realizar o cadastro. Após a matrícula, o estudante poderá ser encaminhado para uma unidade próxima que ofereça a modalidade com início das aulas em agosto.

Para informações sobre os locais de inscrição, o estudante pode entrar em contato pelo telefone 0800-7700012, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, ou pelo e-mail infoeducacao@educacao.sp.gov.br.
 

eja_592