• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 29/01/2015
CEL

Educação registra aumento de 74,5% nas matrículas em cursos de japonês e mandarim

As 223 unidades dos Centros de Línguas (CELs) estão com inscrições abertas para 2015

A Educação acaba de realizar um levantamento sobre o aumento de matrículas em cursos de japonês e mandarim oferecidos gratuitamente aos alunos da rede estadual.

Os dados mostram que os registros subiram 74,5%, passando de 858 estudantes cadastrados em 2012 para 1.498 no ano passado. Os interessados em cursar os idiomas em 2015 podem fazer o cadastro nas unidades que oferecem o ensino de línguas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os CELs proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente japonês e mandarim, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar acesso a outras culturas. O mandarim foi implantado em 2013, quando foram 111 matrículas, e fechou no ano passado com 139 registros. No total, a Secretaria oferece cursos de outros cinco idiomas (inglês, espanhol, italiano, alemão e francês) distribuídos nos 223 centros existentes.

Um dos Centros que é exemplo do interesse pelas aulas de japonês é o CEL da E.E. Alexandre de Gusmão, no Ipiranga. Lá são, em média, 150 estudantes matriculados no curso e o número tende a aumentar já que as matrículas estão abertas. Quem oferece as aulas é a professora Yoko Sakanushita Ishida, natural do Japão, que ajuda os estudantes a terem contato com a cultura típica do País.

“Aprender um idioma é abrir um novo horizonte na vida dos nossos alunos. Além de ser um diferencial para o currículo e para o mercado de trabalho, há a riqueza cultural. No caso do japonês, os animes e mangás são fortes aliados ao ensino do idioma e auxiliam os jovens que procuram exclusivamente pela língua oriental”, explica a professora de japonês Yoko Sakanushita Ishida.

Todos os cursos são ministrados por professores diplomados. Após o término, o participante recebe o certificado de conclusão.

Os interessados em frequentar as aulas em 2015 em qualquer CEL já podem fazer a matrícula antecipada nas secretarias das escolas estaduais que contam com um Centro de Línguas. Podem se inscrever estudantes da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio e para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem.