• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 15/10/2013
Sociedade

Educadora mais nova e mais antiga da rede falam sobre amor à profissão

História das duas professoras foi destaque no Portal da Educação no último Dia do Professor

“Eu resolvi ser professora por acaso, pois o meu sonho era cursar direito. Mas não me arrependo de ter mudado a minha posição, porque o magistério me deu muitas alegrias”, revela Emília Zughaib, que está se aposentando nesse ano. Em sentido oposto, a jovem Renata fala sobre a carreira que está iniciando. “Os alunos me perguntam como é possível eu ser tão jovem e já dar aulas. Eu respondo que é possível, pois eu comecei a estudar cedo, entrei na faculdade assim que saí do colégio e me empenhei, porque desde jovem eu já sabia o que eu queria fazer”, relembra Renata Marquezini Gabriele, que leciona na E.E. Simão Mathias.

Duas professoras, duas perspectivas diferentes, relatadas para o Portal da Educação no último Dia do Professor, há um ano. Com apenas 23 anos, Renata começou a dar aulas em escolas estaduais em 2012. Já Emília, de 70 anos, exerceu a profissão de educadora por mais de 50 anos. Apesar da diferença de idade, as duas têm em comum o amor pela profissão que escolheram.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além da jovem educadora, outros 34 mil docentes ingressaram na rede estadual desde 2011. Com a abertura do novo concurso, para o preenchimento de 59 mil vagas, serão 93 mil professores ingressando na rede estadual apenas nesta gestão. Somente no início do próximo semestre letivo, já serão chamados 20 mil profissionais. Saiba mais sobre o concurso aqui

“A ampliação da atuação dos professores efetivos na rede estadual de ensino é uma das prioridades desta gestão. O maior concurso da história da educação de São Paulo faz parte deste compromisso, que contempla ainda uma política salarial prevista em lei e a materialização de um plano de carreira inédito, construído em conjunto com os nossos servidores”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.