terça-feira, 19/08/2003

Educadores de Piracicaba se reuniram para a primeira fase do projeto “Letra e Vida”

Cerca de 1.200 crianças da rede estadual de ensino do município serão beneficiadas O Dirigente de Ensino de Piracicaba, Oldack Chaves, e 29 representantes das Diretorias de Sumaré, Americana, Capivari […]

O Dirigente de Ensino de Piracicaba, Oldack Chaves, e 29 representantes das Diretorias de Sumaré, Americana, Capivari e Limeira estiveram reunidos  de 12 a 15 de agosto, na EE Professor José de Mello Moraes,  para a primeira fase do projeto “Letra e Vida” – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – (PROFA).O encontro entre supervisores, assistentes técnicos pedagógicos e  coordenadores viabilizou, no âmbito da formação continuada, a apresentação e discussão do programa, a fim de possibilitar o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências no processo de alfabetização.

De acordo com Oldack Chaves, os futuros coordenadores receberam um modelo de formação qualificado e alternativo, apoiado em estratégias de resolução de problemas, trabalho em equipe, aprimoramento da alfabetização e letramento, além da tematização de conteúdos pouco familiares.

O programa Letra e Vida é destinado especialmente aos professores que ensinam a ler e escrever do Ensino Fundamental (Ciclo I) e professores coordenadores. Publicado pelo MEC em outubro de 1.999, é baseado nos pressupostos metodológicos dos Referenciais para a Formação de Professores, cuja versão inicial foi discutida no país, no primeiro semestre de 1998, com a participação de todas as Secretarias Estaduais de Educação, 260 Secretarias Municipais, todos os Conselhos Estaduais de Educação e 27 sindicatos de professores.

O objetivo  é melhorar significativamente os resultados da alfabetização no sistema de ensino estadual, tanto quantitativos como qualitativos, e contribuir para uma mudança de paradigma quanto à metodologia de formação dos professores. Outros pontos fundamentais são: ampliação do universo cultural dos educadores e aprimoramento de conhecimento dos profissionais que trabalham no desenvolvimento da formação continuada.

A participação do professor no programa é voluntária e ocorre fora de sua carga horária de trabalho. Ao final do curso, o docente que completar 180 horas de estudo receberá o certificado de professor alfabetizador.

PAOLA MARTINS