• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 27/05/2013
Ensino Integral

Em 2014, novo modelo de tempo integral estará presente em 178 escolas

Para o próximo ano, 101 novas unidades aderiram ao modelo, que começou a ser implantado em 2012

A partir de 2014, a Secretaria da Educação implantará o novo modelo de escola de tempo integral em mais 101 unidades. Localizadas em 56 municípios, de 46 diretorias de ensino, essas escolas devem atender cerca de 30 mil alunos de Ensino Fundamental e Médio.

Iniciado em 2012, em 16 escolas de Ensino Médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive para aquelas que oferecem os anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Com a adesão de mais 101 unidades, o novo modelo de tempo integral estará presente em 178 escolas estaduais em 2014, beneficiando cerca de 50 mil alunos no total.

– Conheça as 101 unidades do novo modelo de escola de tempo integral

A implantação do programa acontece por meio de adesão, após consulta à comunidade escolar. Os estudantes que já frequentam uma das instituições têm matrícula renovada automaticamente, uma vez confirmado o interesse em continuar na escola. Nos casos pontuais de alunos que não podem permanecer em tempo integral na escola, será feito o deslocamento de matrícula para uma unidade próxima.

Diferenciais do novo modelo      

No novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia, além de salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica e para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes, que passam a atuar exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira.