• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/11/2016
Boas Práticas

Em Apiaí, Diretoria de Ensino promove atividades para conscientizar alunos sobre o Saresp

Ações envolveram gincanas e videoconferências; avaliação começa a ser aplicada amanhã (29)

Avaliação que produz um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo) começa a ser aplicado em todo o Estado de São Paulo a partir desta terça-feira (29). Mas para conscientizar os alunos sobre a importância que tem a prova, a Diretoria de Ensino de Apiaí vem promovendo desde o mês de outubro atividades lúdicas com alunos dos ensinos Fundamental e Médio das 34 escolas da região.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Umas das atividades que fazem parte da lista são as videoconferências. Ministradas pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática do Núcleo Pedagógico, a “aula” teve como foco mostrar e apresentar a avaliação. Aos alunos. “Foi como se fosse um ‘aulão’, no qual pudemos pontuar de forma específica os conteúdos que cairão prova”, conta Fabiana Andrea Bussolini, diretora do Núcleo.

A Diretoria de Ensino também promoveu orientações presenciais com professores-coordenadores e Grêmios Estudantis das escolas. “Apresentamos a ele a possibilidade de uma gincana cultural envolvendo todas as disciplinas. A ideia era que os alunos e professores multiplicassem isso dentro da escola, adaptando às nossas sugestões à realidade deles”, conta Fabiana.

“Foi um trabalho em parceria com as nossas escolas e que vai ajudar muito os alunos no Saresp, pois percebemos que em anos anteriores estes jovens não tinham a noção da importância e para que servia a avaliação. A partir dessas ações nós já conseguimos detectar que eles estão mais engajados a fazer a prova”, destaca Ana Paula Dorini Santos, dirigente regional de ensino de Apiaí.

São Paulo terá mais de um milhão de alunos avaliados no Saresp

As provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) serão aplicadas para mais de um milhão de alunos da rede estadual paulista. O exame acontece nos dias 29 e 30 de novembro para estudantes dos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio.

O exame avalia os conhecimentos básicos em língua portuguesa e matemática. As provas serão aplicadas nas escolas, turnos e classes em que o aluno estiver matriculado. Estudantes com deficiência visual terão acesso às provas em braile e em versão ampliada, por disciplina e série. A realização do Saresp será acompanhada do professor aplicador e representantes de pais de alunos.

O Saresp é principal ferramenta de avaliação externa adotada pela Educação. Os indicadores do Saresp subsidiam o planejamento dos professores e a meta das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), além de servirem para a comparação com as provas aplicadas em nível nacional.

Em 2015, o exame na rede alcançou o melhor índice da história com a melhora em todos os níveis de ensino.