segunda-feira, 29/06/2015
Escola da Família

Em Barretos, mais de 16 mil materiais foram arrecadados na Campanha do Agasalho

Iniciativa começou no mês passado

A região de Barretos fez bonito na edição 2015 da Campanha do Agasalho. Entre roupas, cobertores e lençóis, a Diretoria Regional de Ensino arrecadou mais de 16,5 mil peças, doadas ao Fundo Municipal de Solidariedade e também para asilos, abrigos infantis, entre outras instituições.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na região, o programa Escola da Família e os Grêmios Estudantis foram os articuladores da campanha de arrecadação. A ação ainda contou com cartazes e divulgação em programas de televisão, rádios e redes sociais.

As escolas também participaram da ação realizando gincanas, campeonatos de futsal e tênis de mesa com as inscrições feitas a partir da doação de peças de roupas. Além disso, sorteios de brindes e mutirão de arrecadação feito pelos alunos nas residências no entorno das unidades escolares também contribuíram com a campanha. “A ação enriquece o currículo escolar e a gestão da escola na tratativa de valores sociais, trabalhando temas transversais que colaboram para novos conhecimentos aos alunos”, afirma a dirigente regional de ensino, Solange de Oliveira Bellini.

Segundo a dirigente, a campanha deste ano foi realizado em conjunto com os grêmios estudantis. “Com a parceria, a campanha se tornou mais atrativa, solidária e responsável. Eles [gremistas] inovaram realizando bazares de trocas de agasalhos entre os alunos nas escolas, mutirão de doação de roupas pelos bairros, entre outras atividades”, comentou.

Além da Campanha do Agasalho, a rede estadual realiza o “Dia do Esquenta”, que tem como proposta transformar as escolas, durante todo o semestre, em pontos de arrecadação de roupas, que são distribuídas para entidades selecionadas pelas próprias unidades escolares.

Sobre a Campanha do Agasalho

Lançada no dia 22 de maio, a Campanha do Agasalho é uma iniciativa anual do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Educação, que visa arrecadação de agasalhos, cobertores, lençóis e outros materiais em bom estado de conservação. Neste ano, a ação conta com o campeão mundial de surf, Gabriel Medina, como garoto-propaganda e tem como slogan “roupa boa, a gente doa”.

A campanha tem duração de dois meses, mas o Fundo Social recebe doações durante todo o ano em seu depósito. As peças arrecadadas são encaminhadas para os municípios do Estado e para as entidades sociais da capital cadastradas no Fundo Social de Solidariedade, além de hospitais e albergues.