• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/02/2017
Pais e Alunos

Alunos da rede terão “Intensivão” de reforço em fevereiro

Além do intensivo, alunos terão aulas de reforço durante todo o ano letivo

Desde o dia 2 de fevereiro, mais de 3,7 milhões de estudantes retornaram às escolas da rede estadual de ensino. E para dar início ao novo ano letivo, a Educação coloca em prática uma lista de ações. A principal delas é um programa intensivo de reforço a todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Em sala, durante o horário regular, professores trabalharão as habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática que precisam ser desenvolvidas ou ampliadas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para condução das atividades de recuperação, as unidades foram orientadas, ainda em dezembro de 2016, a elaborar um plano de ação. Para isso, as equipes gestoras se debruçaram nos resultados obtidos na avaliação de aprendizagem do 4º bimestre e no boletim do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP), detectando, assim, os pontos mais críticos para os estudantes. A Secretaria, por sua vez, foi responsável por elaborar um conjunto de materiais a ser utilizado de acordo com a realidade de cada escola e também válido a educadores de outras disciplinas.

Reforço continuado

Além do “Intensivão” em fevereiro, a Educação definiu outras estratégias para o reforço de conteúdo ao longo do ano letivo. A primeira delas prevê a utilização de uma parte da aula regular para a aplicação de uma nova abordagem pedagógica e exercícios aos alunos com dificuldades. Para isso, os educadores devem reunir a classe em grupos formativos ou estações rotacionais. Outra opção é a recomposição de turmas, por determinados períodos, de acordo com a habilidade dos estudantes.