• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/02/2015
Boas Práticas

Em Itapetininga, aluno é destaque com acervo fotográfico de três escolas da região

Objetivo foi contar a história arquitetônica das escolas, todas construídas por Ramos de Azevedo

Pensando em um dia se tornar um renomado fotojornalista, Gustavo de Moraes, aluno do Ensino Médio da E.E. Adherbal de Paula Ferreira, localizada em Itapetininga, interior de São Paulo, está no caminho certo. Aos 15 anos de idade, Gustavo já trabalha na área em que deseja seguir carreira e possui sua própria conta no Flickr, rede social que permite ao usuário criar álbuns para armazenamento de fotografias para divulgar um trabalho. E, no segundo semestre de 2014, o estudante teve grande reconhecimento em um de seus trabalhos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Por meio de um acervo fotográfico, o estudante retratou a história arquitetônica das escolas E.E. Adherbal de Paula Ferreira, E.E. Peixoto Gomide e E.E. Fernando Prestes, ambas localizadas em Itapetininga e construídas na década de 1890 pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Com o apoio de professores e das diretorias, o estudante pôde tirar fotografias detalhadas da estrutura das três escolas. As fotos impressionam pela alta resolução e qualidade.

“Eu me interesso muito por fotos arquitetônicas. Inclusive, já trabalho como fotógrafo. Por isso, desenvolvi esse projeto. A ideia foi ajudar a contar a história arquitetônica das escolas, construídas pelo mesmo arquiteto”, conta Gustavo.

Usando uma DSLR, câmera digital muito utilizada por profissionais de fotojornalismo, o trabalho do estudante foi destaque em mídias impressas e online da região, arrancando elogios até de profissionais de fotojornalismo que, segundo Gustavo, classificaram seu trabalho como “belíssimo”. “Ninguém nunca tinha feito um trabalho como esse antes. Fico muito feliz pelos elogios, pois é um sinal de que meu trabalho foi bem executado. Isso me incentiva ainda mais a seguir nessa profissão”, afirma.

Motivação

Como todo jovem, Gustavo também tem uma fonte de inspiração. “Me baseio muito no trabalho do Sebastião Salgado. Toda a concepção de minhas fotos são feitas inspiradas no trabalho dele”, revela.

Para 2015, além de mais acervos fotográficos, desta vez em escolas de São Paulo, o jovem estudante pretende criar um documentário sobre a E.E. Peixoto Gomide, em que irá retratar os 121 anos da escola. “Vou começar a planejar com a diretora da escola. É um documentário em homenagem aos 121 anos de fundação dela. Se tudo der certo, pretendemos lançar no meio deste ano”, afirma Gustavo.

O interessado em conferir todo o trabalho de fotografia arquitetônica nas três escolas, além de outros trabalhos do estudante, pode acessar sua página por meio da rede social Flickr. Conheça aqui