sexta-feira, 14/11/2014
Boas Práticas

Diretoria de Ensino de São Carlos promove III Encontro Regional dos Grêmios Estudantis

Alunos que integram os grêmios farão um balanço com as ações realizadas em 2014

Os Grêmios Estudantis são um importante colegiado que têm intuito de contribuir para aumentar a participação dos alunos, pais e professores nas atividades escolares. A iniciativa é muito estimulada pela Diretoria de Ensino de São Carlos, que realiza, desde 2013, o Encontro Regional dos Grêmios Estudantis. O objetivo é socializar as boas práticas desenvolvidas pelos grêmios da região.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Iniciado no mês de abril, a partir do encontro com o secretário da Educação, Herman Voorwald, a edição 2014 chega ao fim nesta sexta-feira (14), com a apresentação das ações desenvolvidas pelos grêmios nas escolas durante o ano. As ações variam entre questões que envolvem diversidade, esportes, até poemas e vídeos produzidos pelos alunos. Também haverá a apresentação de um vídeo, referente ao projeto Sala de Leitura, da Secretaria da Educação.

– Confira a página do projeto Sala de Leitura

“Uma das ações fortes durante 2014 foi a parceria dos grêmios com os responsáveis pela salas de leitura. Neste sentido, cada grêmio fez uma ação que envolveu a sala. Todas essas ações serão consolidadas na apresentação de um vídeo, no qual demos o nome de Incentivo aos Estudos”, revela Paulo Cesar Lazzarini, professor coordenador do Núcleo Pedagógico.

Encontro Regional dos Grêmios Estudantis

A diretoria de ensino de São Carlos iniciou, em 2013, um processo de dinamização das ações de formação das agremiações estudantis, em um trabalho que envolveu agentes públicos, supervisores, diretores de escola e professores coordenadores do Núcleo Pedagógico, visando fomentar o protagonismo juvenil e otimizar a funcionalidade dos grêmios, orientando os alunos em relação aos mecanismos legítimos de participação política no cotidiano das escolas.

Como resultado deste trabalho, foram realizados até o momento três encontros regionais com alunos das 33 diretorias dos grêmios da região, encontros com o secretário da Educação, Herman Voorwald, além de congressos para a divulgação e avaliação do Currículo+.

Motivação

Ex-aluna do Ensino Médio e colaboradora do grêmio, Nathalia dos Santos, conta que mesmo após ter saído da escola, sente-se motivada a continuar ajudando os colegas. “O trabalho em equipe é algo inexplicável. A questão de ter autonomia na escola mostra que os alunos estão aprendendo não só dentro da sala de aula, como também fora dela. Atualmente, eu sou colaboradora da chapa Os Revolucionários, na escola estadual Ederfio Castanho, que desenvolve projetos de conscientização e aprendizado, além de promover eventos. Mesmo após ter completado o ciclo escolar, participo ativamente dos projetos desenvolvidos e gosto disso, pois vejo resultados”, conta a estudante.

Para a professora coordenadora do Núcleo Pedagógico, Camila Perez da Silva, a importância deste trabalho vai além da apresentação. “Este projeto não fica restrito apenas a apresentações de trabalhos. Ele tem como intuito incentivar a gestão democrática nas escolas, desenvolvendo nos alunos responsabilidade, convivência e, principalmente, o respeito às diferenças”, revela.