quinta-feira, 08/08/2013
Sociedade

Embaixadores da USP já estão visitando escolas estaduais

Alunos, professores e funcionários da Universidade de São Paulo farão visitas até 06 de setembro

Mostrar que é possível entrar na Universidade de São Paulo. Esse é o objetivo dos voluntários que se inscreveram para ser Embaixadores da USP e falar sobre as peculiaridades da Universidade e da Fuvest nas escolas estaduais.

Até o dia 06 de setembro, eles visitarão cerca de 1.600 escolas de todo o estado de São Paulo. As visitas são feitas em duplas e há casos em que mais de uma dupla vai às escolas.

Há professores, funcionários do setor acadêmico e alunos da Instituição, que segundo a pró-reitora de Graduação da USP, Telma Maria Tenório Zorn, são a maioria. “Frequentemente os embaixadores visitam as escolas onde eles estudaram, onde foram alunos. Isso é importante quando os alunos que estão na USP retornam às suas escolas e dizem ‘eu estou aqui na USP, mas ano passado estava sentado nesta sala”.

Veja depoimento completo da pró-reitora aqui.

O Programa Embaixadores da USP é parte integrante do Programa de Inclusão Social da Universidade de São Paulo (INCLUSP), criado para oferecer aos alunos de escolas públicas bonificação de nota por mérito no exame pré-vestibular desta instituição, realizado pela FUVEST.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Sobre o programa

Criado em 2006, o programa visa aproximar universidade e escola, colocando alunos da graduação em contato com alunos da rede pública para apresentação de propostas de auxílio ao ingresso no ensino superior e o relato da experiência no vestibular e da vivência universitária, com objetivo de estimular os alunos da educação básica na busca de crescimento acadêmico, profissional e cultural.