• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/01/2015
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Encceja: Jovens e Adultos que fizeram a prova já podem solicitar os certificados de conclusão

Candidato, consulte as orientações sobre como obter os documentos

Os candidatos aprovados na edição de 2014 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) podem retirar os certificados de conclusão do Ensino Fundamental ou atestados para a eliminação de áreas de conhecimento a partir dessa segunda-feira (5).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para obter a certificação, o estudante deverá comparecer à escola onde realizou o exame com R.G. original. No caso de provas aplicadas em escolas da rede municipal ou particular, os certificados ficarão disponíveis na diretoria de ensino a qual a escola pertence.

– Confira aqui as orientações sobre o Encceja 2014

Os candidatos que desejam solicitar certificado de conclusão com aproveitamento de estudos e, também, aqueles interessados em obter comprovante de eliminação de áreas de conhecimento deverão enviar o pedido e os documentos necessários para uma escola ou diretoria de ensino.

As orientações da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação (CIMA), que podem ser conferidas aqui, ainda tratam dos certificados dos candidatos reclusos nas unidades prisionais do Estado e na Fundação Casa.

Encceja

A avaliação é realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em parceria com a Educação. Os candidatos responderam questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais e Redação.

Para ser considerado aprovado, é necessário que o estudante possua, na data de realização das provas, no mínimo 15 anos e tenha o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Além disso, deverá atingir nota 5 em Redação.

Além do Encceja, a Educação também oferece outras opções de avaliações e cursos para a conclusão dos estudos que podem ser consultadas por meio da página Educação de Jovens e Adultos.