• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 07/08/2017
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Encceja Nacional tem processo de inscrição aberto até 18 de agosto

A modalidade Encceja Nacional PPL abre as inscrições no dia 21 do presente mês

Jovens e adultos interessados em conquistar os certificados de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio podem se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). O cadastro para o Encceja Nacional vai até o dia 18 de agosto, nesse link. A prova é gratuita e, para essa modalidade, será aplicada no dia 22 de outubro. A partir deste ano, o Encceja substitui o Enem para validação do diploma do Ensino Médio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

É necessário ter idade mínima de 15 anos – na data de realização das provas – para garantir a certificação do nível Fundamental e de 18 anos para a conclusão do Ensino Médio. Pessoas privadas de liberdade (PPL) ou jovens sob medidas socioeducativas das Unidades Prisionais ou Socioeducativas também podem fazer o exame.

O Encceja Nacional PPL abre as inscrições no dia 21 de agosto e o interessados têm até 1º de setembro para se inscreverem. A Prova para essa modalidade será aplicada nos dias 24 e 25 de outubro.

Os candidatos serão submetidos a provas com questões múltipla escolha (30 por disciplina) e uma redação. As áreas de conhecimento do Fundamental são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física / Matemática / História e Geografia / Ciências Naturais. No Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o exame oferece oportunidade gratuita de finalização dos estudos. A prova também testa as habilidades, competências e saberes obtidos ao longo do processo de escolarização ou em processos formativos.