• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 23/01/2017
Ensino Médio

Enem: veja dicas de como utilizar a pontuação para ingressar no ensino superior

Nota do exame serve de seleção para universidades estaduais e federais

Uma das principais portas de entrada para o ensino superior – público ou particular, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado por cerca de 500 mil alunos da rede estadual paulista matriculados na 3ª série do Ensino Médio, em novembro. Com a nota, os candidatos têm a oportunidade de ingressar na universidade particular com bolsas de estudos e também em renomadas universidades públicas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Veja três ferramentas que utilizam a pontuação para o ingresso em universidades:

Sisu: principal ferramenta de seleção nas universidades federais, o Sisu abre inscrições em 24 de janeiro. Nesta edição, serão ofertadas 328 mil vagas em 131 universidades federais e estaduais e institutos federais e instituições estaduais. Em 2017, a Universidade de São Paulo (USP) oferece mais de 2 mil vagas, por meio da ferramenta. As inscrições se encerram em 27 de janeiro.

Prouni: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino e seleciona candidatos de acordo com o desempenho no exame, desde que o candidato alcance a nota mínima de 450 pontos na média da prova. O processo seletivo estará aberto de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

FIES: o fundo de financiamento estudantil oferece financiamento total e parcial em instituições particulares e também utiliza a nota do exame como um dos critérios de seleção.  Para participar, os candidatos devem ter obtido pelo menos 450 pontos na média do Enem e não zeraram a redação. O processo de seleção estará aberto entre 6 e 9 de fevereiro.