• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 01/09/2017
Ensino Médio

#Enem2017: veja o que evitar na hora de preparar a redação

Provas acontecem em 5 e 12 de novembro e é composto por prova objetivo e produção textual

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando e os alunos do Ensino Médio que vão fazer a prova costumam temer a redação. Não por menos, já que a produção do texto tem o peso de 1.000 pontos, somados ao valor da prova objetiva. Escrever uma boa redação, no entanto, depende de atenção, prática e uma boa preparação. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para que os alunos da rede garantam uma boa pontuação, a Educação listou alguns erros muito recorrentes que devem ser evitados. Confira:

Fique atento ao tipo textual da redação: o que o ENEM exige é um texto dissertativo-argumentativo. Ou seja, uma redação opinativa, em que o candidato organize a defesa de seu ponto de vista. Não vale se esquecer de dar um título ao texto.

Não fuja do tema: não entendeu o que o enunciado pediu? Leia novamente e preste muita atenção. Muitos candidatos, por não compreenderem a solicitação, acabam fugindo do tema. Isso custa muitos pontos. Para te ajudar nesse tópico, no período de preparação para a prova, procure intensificar a leitura sobre atualidades.

Evite gírias e clichês: o texto deve ser escrito de acordo com a norma culta da língua e da Nova Reforma Ortográfica, nada de gírias e frases feitas.

Revise o texto para evitar erros gramaticais: erros gramaticais também custam muito para a pontuação final. Acentos, vírgulas fora do lugar e palavras inadequadas, por exemplo, são grandes vilões de uma redação bem-sucedida.

Não usar expressões redundantes: nada de “subir para cima”, nem “descer para baixo”. Preste bastante atenção aos termos usados no texto. 

Provas serão aplicas em dois domingos 

Diferente das edições anteriores, neste ano, os candidatos devem se preparar para realizar a prova em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 11 de novembro.

No primeiro domingo a prova será composta por questões de linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas. No segundo, os estudantes serão avaliados nas questões de Matemática e Ciências da Natureza, com quatro horas e meia de prova.