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quinta-feira, 10/10/2013
Ensino Integral

Entrevistas dos inscritos para atuar no Ensino Integral começam na próxima segunda (14)

Cerca de 11 mil se inscreveram no processo seletivo que ocorreu em setembro

Cerca de 11 mil educadores se inscreveram no credenciamento para atuar no novo modelo de Escola de Tempo Integral, realizado no último mês de setembro. Ao todo, foram disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo 2 mil vagas para professores e gestores, que atuarão nas 178 unidades que oferecerão a modalidade de ensino em 2014.

– Confira aqui a nova página do Ensino Integral

As entrevistas com os candidatos às vagas de diretor de escola, vice-diretor e professor coordenador geral começam a partir da segunda-feira (14/10), nas respectivas diretorias de ensino, e os resultados serão publicados até 4 de novembro. Na avaliação do candidato à área de gestão, será considerado o comprometimento do profissional, seu histórico de assiduidade, além do perfil para atuação no modelo pedagógico e de gestão específicos da Escola de Tempo Integral.

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Já na avaliação dos professores, por exemplo, cabe além das atribuições previstas para a função estimular o desenvolvimento das potencialidades e perspectivas do aluno. Futuramente, para alcançar esse objetivo, profissionais das escolas de Tempo Integral passarão por constantes formações e avaliações.

Uma das principais mudanças para os educadores do modelo está no sistema de trabalho oferecido. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno. Para isso o docente recebe uma gratificação de 75% sobre seu salário, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira.

Atualmente, 69 unidades da rede estadual contam com o novo modelo de Escola em Tempo Integral, atendendo 20 mil alunos. Com a ampliação, em 2014 serão 53 mil estudantes de Ensino Fundamental II e Médio atendidos. O novo modelo das escolas estará em 87 municípios paulistas. Um dos objetivos de criar um cadastro único e informatizado é permitir que os educadores possam ser chamados para atuar em diferentes regiões do Estado.

Ensino Integral: aluno mais tempo na escola

São Paulo realiza uma série de ações para garantir aos alunos das escolas estaduais uma jornada integral de estudos, por meio dos programas Vence, CEL e Escola de Tempo Integral. Atualmente, 419 mil estudantes são atendidos por esses programas, número que irá aumentar em 40% em 2014, para cerca de 596 mil alunos atendidos.

Todas as informações estão disponíveis na nova página da Educação sobre o Ensino Integral paulista, que contém reportagens, vídeos e serviço para alunos e educadores da rede estadual de ensino.