• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/04/2014
Ensino Integral

Escola da capital ganha novo espaço e incentiva habilidades artísticas de 580 alunos

Parceria com o Fundo Social de Solidariedade oferece atividades aos alunos E.E. Parque Anhanguera

A Educação e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo inauguraram nesta quinta-feira (24) as novas instalações da Casa da Solidariedade III. O espaço de incentivo à produção artística e lazer fica na Escola Estadual Parque Anhanguera, na zona oeste da capital, e atende cerca de 580 crianças e jovens no contraturno das aulas. O evento contou com a participação de Lu Alckmin, primeira-dama e presidente do Fundo Social, e da secretária-adjunta da Educação, Cleide Bochixio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante a semana, crianças e adolescentes de 6 a 16 anos têm a chance de participar de atividades artísticas variadas, como aulas de capoeira, dança, teatro, artes plásticas, circo e música. O espaço mantém ainda uma programação voltada ao esporte com apoio ao atletismo. A proposta é desenvolver as habilidades de cada aluno.

Para a ampliação das dependências da Casa da Solidariedade III, a Secretaria da Educação investiu R$ 540,5 mil. O ambiente conta agora com novas salas, anfiteatro, área externa para as aulas de circo e pista de atletismo. 

Essa é a primeira unidade instalada em uma escola. A Casa da Solidariedade I e a Casa da Solidariedade II estão localizadas em sedes próprias na região central de São Paulo. Os espaços promovem ações integradas de saúde, arte e educação para alunos matriculados na rede púbica e também prestam apoio às famílias. As três Casas são administrados pelo Instituto da Criança Cidadã, ligado ao Fundo Social de Solidariedade.

Mais tempo na escola

Além da parceria com o Fundo Social, a Educação mantém diversos programas que ampliam a permanência dos alunos nas escolas da rede. Uma das ações é o Novo Modelo de Ensino Integral, presente hoje em 182 escolas e com 55 mil estudantes de Ensino Fundamental II e Médio atendidos. Estas unidades oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e gratificação de 75% sobre o salário-base dos profissionais atuantes por causa da dedicação exclusiva.

Outro exemplo de jornada estendida é oferecida pelo Vence, programa que desde a criação já têm 65 mil matriculados. Nele, o estudante da rede acessa o Ensino Médio e, no horário oposto, cursos técnicos variados fornecidos por instituições conveniadas. Há ainda os 229 Centros de Estudo de Línguas (CELs) em que o aluno pode cursar até 7 idiomas diferentes: inglês, espanhol, alemão, italiano, japonês, mandarim, francês. No ano passado, os centros chegaram a 68 mil participantes.