• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 02/10/2017
A Escola Que Queremos

Escola da Família da capital funda 1ª Academia de Letras para alunos e comunidade

Estudantes tomaram posse no domingo (1º); cadeira principal homenageia Ruth Guimarães Botelho

A Escola Estadual Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto será a primeira da rede paulista a participar do projeto Academia Estudantil de Letras. Neste domingo (1º), 11 alunos do Ensino Médio da unidade na zona norte da capital tomaram posse em evento com a presença do secretário da Educação José Renato Nalini e de Joaquim Maria Botelho, filho de Ruth Guimarães Botelho, escolhida como patrona da cadeira principal da agremiação.

Adaptada para o público infantil e adolescente do Programa Escola da Família, da qual a unidade é integrante, a Academia tem como intenção incentivar a leitura dentro e fora da sala da aula. Para isso, estão planejados encontros semanais, sempre aos sábados, sobre literatura e expressão artísticas. Palestras e o “Chá dos Acadêmicos” também fazem parte da programação.

Alunos e comunidade do entorno com dificuldade de aprendizagem também podem frequentar as reuniões da Academia. A proposta, que será levada a outras unidades da rede por adesão, é promover a cultura brasileira e a língua portuguesa.

Autores homenageados

Para seleção dos patronos, cada aluno escolheu um escritor de preferência. Além deles, também participam alunos iniciantes (suplentes) do 6º ano do Ensino Fundamental. A lista inclui: Mia Couto, Carlos Drummond de Andrade, Adriano Suassuna, Jorge Amado, Carolina Maria de Jesus, Monteiro Lobato, Maurício de Sousa, Ruth Rocha, Euclides da Cunha e Clarice Lispector.