• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 16/01/2013
Últimas Notícias

Escola da Família está com inscrições abertas para voluntários. Participe!

O programa Escola da Família está com inscrições abertas para voluntários que tenham interesse em oferecer atividades para a comunidade. Para participar, é necessário ir a uma das 2.340 escolas […]

20130115_pef_620

O programa Escola da Família está com inscrições abertas para voluntários que tenham interesse em oferecer atividades para a comunidade. Para participar, é necessário ir a uma das 2.340 escolas participantes, preencher a ficha de cadastro (nome, RG e CPF) e apresentar o projeto que pretende desenvolver aos finais de semana. A inscrição pode ser realizada em qualquer período do ano.

– Confira aqui a lista de escolas que fazem parte do Escola da Família

Conheça a página da Secretaria da Educação no Facebook

O voluntário poderá oferecer atividades como cursos e oficinas de artesanato, ensino de línguas, música e esporte, entre outras. As ações serão realizadas de acordo com as habilidades e competências do voluntário e devem sempre atender às necessidades e solicitações da comunidade. Para tanto, as atividades planejadas serão supervisionadas por educadores profissionais do programa em cada escola.

Quer deixar suas férias mais animadas? Conheça lugares indicados pelos alunos

Prorrogadas as inscrições para o Programa de Estágio em Toyama

Os espaços escolares, abertos aos finais de semana, permitem a participação cidadã dos voluntários no desenvolvimento de atividades sociais e intensificam a participação popular na construção e condução do programa, aliando forças entre a sociedade civil e o poder público. “O voluntariado representa o pilar de fortalecimento da política pública, sendo uma expressão da solidariedade”, afirma a professora Ana Maria Stuginski, chefe do Departamento de Parcerias da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

Qualidade de vida

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.

Matrículas na rede estadual de ensino estão abertas. Saiba como efetuar o cadastro

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade cultural e a uma política de prevenção, concorrendo para uma qualidade de vida cada vez melhor.