• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 02/04/2014
Professores e Funcionários

Escola de Formação de Professores oferece cursos e ações aos servidores da Educação

Iniciativa pioneira no Brasil desenvolve atividades presenciais e à distância para profissionais

Com o objetivo de atualizar constantemente os funcionários da Secretaria da Educação, foi criada em 2009 a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP), que oferece cursos de formação continuada para mais de 280 mil funcionários da Educação, das cerca de 5 mil escolas de 91 Diretorias de Ensino.

– Conheça as atividades desenvolvidas na página da EFAP

Entre as ações realizadas, está o programa Melhor Gestão, Melhor Ensino, criado com o foco na gestão escolar e com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O Curso de Inglês Online para Servidores é outro exemplo de iniciativa. A formação ofereceu aos servidores a oportunidade de aprender uma língua estrangeira em um ambiente virtual de acesso gratuito. Outra ação desenvolvida pela EFAP foi o REDEFOR – Educação Especial e Inclusiva, pensado de forma a colaborar para que os professores e gestores atendam da melhor maneira possível os alunos com algum tipo de necessidade especial.

Para 2014 a meta é oferecer mais de 80 ações de formação, entre elas, cursos, programas especiais, buscando atender a necessidade de cada profissional da rede. 

– Conheça os cursos que estão com inscrições abertas

A EFAP também é responsável pelo Curso de Formação Específica, fase obrigatória para os candidatos que passam pelo concurso no Quadro de Magistério da Educação, e que possui papel fundamental na formação dos docentes ingressantes. É durante o curso que os novos profissionais são contextualizados quanto às teorias e conceitos usados na rede de ensino.

Rede do Saber

A Rede do Saber faz parte das atividades da EFAP e tem como principal ferramenta de aprendizado a tecnologia, para atender os professores distribuídos pelo estado de forma homogênea, aproximando os profissionais aos especialistas no ambiente universitário.

Os cursos oferecidos viabilizam conhecimento por meio de videoconferências, ambientes virtuais, teleconferências, aliando educação à distância a atividades presenciais e em serviço. 

A iniciativa conta com parcerias de peso, como: USP, UNICAMP, UNESP. Universidade Anhembi Morumbi, Fundação Lemann, Instituto Crescer, British Council, Corpo de Bombeiros, Microsoft, Intel e Comgás.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação