quarta-feira, 27/05/2015
Boas Práticas

Escola de São José dos Campos cria jornal para fomentar a escrita e leitura dos alunos

Publicação tem tiragem de aproximadamente 1.000 exemplares

Com o objetivo de aprimorar a escrita e a leitura dos alunos, a equipe gestora da E.E. Professora Lourdes Maria de Camargo, localizada em São José dos Campos, criou, em meados de 2014, o jornal “LMC Fatos em Foco”. Voltado para os alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, e para os alunos do Ensino Médio, além de toda a comunidade, a publicação aborda questões como vestibular, bullying, dengue, entre outros assuntos do dia a dia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Todo o conteúdo da publicação é produzido pelos estudantes, a partir das sugestões de temas propostos por professores e coordenadores da unidade de ensino. Após a produção, os alunos passam os textos para a correção dos educadores. A parte da diagramação e estruturação do jornal fica a cargo dos coordenadores da escola. “Os alunos pesquisam os assuntos, às vezes trazem recortes de jornais para fazer uma resenha em cima do tema e anotam as observações dos outros colegas que leram seus textos”, revela Luciana de Fátima Silva, diretora da escola.

Com periodicidade bimestral, a publicação tem tiragem de 1.000 exemplares, que são distribuídos nas reuniões de pais para alunos e toda a comunidade que frequenta o Programa Escola da Família, na unidade de ensino, aos fins de semana.

“Esse projeto é importante, pois conseguimos levar maior conhecimento aos alunos do que acontece no Brasil e no mundo, por meio de noticias produzidas por eles mesmos”, afirma Luciana.

A produção da edição do 1º bimestre de 2015 já está na fase final de produção, e deve ser lançada nos próximos dias.