• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/06/2015
Boas Práticas

Escola de São Simão comemora 110 anos e ganha exposição histórica

Atividades tiveram início no último domingo (31)

Para comemorar os 110 anos de sua fundação, a E.E. Simão Silva, localizada em São Simão, município de São Paulo, realiza quatro dias de festa que incluem a participação de toda a comunidade escolar. Até esta quarta-feira (3), os moradores da cidade poderão visitar uma exposição de fotos e documentos históricos A cerimônia de encerramento será no Teatro Carlos Gomes com a exibição de um pequeno documentário sobre a história da escola a partir de relatos de antigos professores. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A comemoração teve início no último domingo (31) com a celebração de uma missa de Ação de Graças realizada na Igreja Matriz, de São Simão. Na segunda-feira, alunos, professores e moradores da região se reuniram em uma passeata pelas ruas centrais da cidade, partindo da Praça da Matriz, e apreciaram números de dança e ginástica rítmica, além de uma canção composta pela escola para celebrar a data.

A escola, primeira unidade de ensino da cidade e tombada como patrimônio histórico, ganhou a exposição “Nossa Escola tem História”. Aberta na segunda-feira, a mostra contém fotos da primeira turma de alunos da unidade, documentos e objetos da época da inauguração. Além disso, estará disponível para visitação a ‘pedra angular’ da escola, a primeira pedra da construção da edificação, de 1905. As exposições ficam abertas ao público hoje até hoje, das 8h às 16h.

“A escola, além de ser um prédio histórico, é uma instituição que vem formando gerações de crianças e contribuindo para mudar a realidade local. Completar mais uma década é mais do que uma comemoração de aniversário: é a celebração da história de uma comunidade”, afirma a dirigente regional de ensino de Ribeirão Preto, Simone Maria Locca.

“Escolas museu”

A unidade é uma das 122 “escolas museu” da rede paulista espalhadas na capital e nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba. São unidades de ensino que fazem parte do patrimônio público e hoje abrigam estudantes que convivem com a arquitetura das décadas passadas e com parte da história dos municípios. Em muitos casos, há visitação do público. Saiba mais aqui.