• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/01/2014
CEL

Escola do interior é reformada e chama a atenção de turistas da região

Uma das novidades do local é o museu que conta histórias da escola e de alunos famosos

No seu aniversário de cem anos, a E.E. Doutor Francisco Tomas de Carvalho passou pela reforma de todos os seus ambientes. Localizada na região central de Casa Branca, no interior, a unidade da rede estadual é um patrimônio histórico para a cidade. Os alunos da unidade vão voltar a estudar em 2014 em salas de aula totalmente reformadas.

Com 996 alunos matriculados entre as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a escola chama a atenção pelo seu tamanho: são 30 salas de aula, laboratórios de química e biologia – ambos equipados com microscópios e tubos de ensaios -, salas do Acessa Escola e Centro de Estudos de Línguas (CEL).

A arquitetura no estilo colonial é um atrativo a parte para os visitantes pousarem para fotos. Segundo a diretora Luz Marina de Oliveira Costa de Andrade, a escola se tornou um ponto turístico. “Por estar dentro da Praça da Matriz, a imponência da escola somada a sua importância histórica faz com que muitos venham conhecê-la”, diz.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os quadros centenários passaram por um processo de restauro específico que preservou as pinceladas originais. “Utilizamos a prospecção pictórica que recupera as camadas de tintas”, explica a Luz Marina que em todo o processo de reforma se preocupou com o resgate da memória da unidade.

Alunos famosos

Por muitos anos, os nomes dos jornalistas Joelmir Beting e José Hamilton Ribeiro estavam na lista de chamada de alunos da escola. Foi nas salas de aulas da Doutor Francisco que aprenderam as primeiras letras e começaram a desenvolver habilidades que garantiriam projeção nacional por meio da sua profissão.

Histórias iguais a essas podem ser conferidas no museu da escola, organizado pelos funcionários e membros da associação de ex-alunos. O espaço reúne troféus e documentos que contam a trajetória dos cem anos.

O museu estará aberto à visitação a partir de fevereiro. Os horários de funcionamento para a comunidade é de segunda a sexta, das 8h às 17h. A E.E. Doutor Francisco Tomas de Carvalho fica na Praça Doutor Carvalho, 281, no Centro de Casa Branca.