• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/03/2017
Boas Práticas

Escola estadual em Guaíra economiza 80 mil litros de água com projeto de reutilização da chuva

Iniciativa garante que todo o líquido, antes despejado no esgoto, seja utilizado

O jardim da Escola Estadual Zezinho Portugal, em Guaíra, já não é como antes. A revitalização do espaço foi possível graças a uma iniciativa de reaproveitamento da água da chuva adotada pela unidade. O projeto arquitetônico, criado pelo professor de História Claudio José Reis Terra, garante que todo o líquido seja reutilizado na irrigação das plantas e limpeza. Para isso foi construído um sistema de calhas interligado ao reservatório. Em dois meses, a economia foi de 80 mil litros.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Segundo o professor, o objetivo da engenhoca é mostrar que é possível reaproveitar a água da chuva com poucas intervenções estruturais e conscientizar todos os alunos sobre o quanto é importante o consumo correto. O educador conta ainda que a escola procura sempre ensinar a importância da preservação dons bens naturais. Como exemplo, após a finalização do novo projeto, Cláudio José elaborou painéis explicativos fixados em murais.

Esse não é o primeiro projeto instalado no prédio. Outra ação de impacto na rotina de estudantes e professores direciona a água dispensada no bebedouro para um depósito de 4 mil litros. A lavagem das áreas externas é o principal destino. Desde 2013, a unidade faz parte do Programa Escolas Sustentáveis e também leva o tema às salas de aula.

Escola participa de palestras do Dia da Água

Para comemorar o Dia Nacional da Água, celebrado nesta quarta-feira, dia 22 de março, a Escola Zezinho Portugal irá representar a cidade de Guaíra em ciclo de palestras sobre água residual na Universidade de Barretos. No evento, será explicado todo o processo de captação e reaproveitamento de água da chuva.