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sexta-feira, 27/02/2015
Boas Práticas

Sonhos e metas para o ano letivo formam “árvores” nas salas de escola na zona norte

Ação aconteceu na E.E. República da Bolívia, em São Paulo

Quem nunca teve um sonho que dominou seus pensamentos? Ou a expectativa de que algo grandioso pudesse acontecer no ano? Pois bem, os alunos da E.E. República da Bolívia, localizada no bairro Jardim São Paulo, já têm seus sonhos e metas não só na cabeça, como também em um lugar de destaque dentro da sala de aula.

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Com o objetivo de detectar a expectativa e os sonhos dos alunos para o futuro, a coordenadora da unidade, Mônica Barreto Sterza Nicoletta, sugeriu uma dinâmica simples, porém, muito criativa, para ser realizada na sala de aula. “Antes do início do ano letivo, eu sugeri algumas dinâmicas para que os professores praticassem com os alunos. Neste sentido, surgiu a ideia de fazer uma espécie de árvore dos sonhos, onde os professores podiam trabalhar a questão dos sonhos dos alunos, ou definir os temas que iriam abordar na árvore. A partir disso, toda a conversa era passada para uma folha em branco, que seria colada na árvore, também feita de papel”, conta.

A ação aconteceu em aproximadamente dez salas da escola. Em duas delas, as professoras Angélica Xavier Forgia e Erica Aparecida Rodrigues, inovaram. A partir da árvore dos sonhos, as professoras sugeriram aos alunos do 5ª ano do Ensino Fundamental a criação da “Árvore dos Combinados” que, ao invés de retratar os sonhos dos estudantes, iria abordar todos os combinados entre professoras e alunos para 2015.

Tal ação seguiu a mesma linha de raciocínio da dinâmica imposta pela coordenadora, como explica a professora Erica. “Nós pegamos folhas de papel sulfite, fizemos no formato da copa da árvore e cada aluno escreveu em sua copa o que combinamos para o ano, que consistia em sempre fazer as lições de casa, respeitar o outro colega em sala de aula, ter paciência, entre outras coisas referentes ao dia a dia. Em seguida, colamos os papéis na árvore”, revela.

“Todo mundo precisa ter um objetivo. A partir do momento que o aluno registra seu sonho, sua expectativa ou o que combinou com o professor, ele não irá mais esquecer. E com a árvore na sala, a criança sempre ficará olhando o que escreveu na folha. Isso, na minha opinião, pode ajudar esse aluno alcançar a meta ali estabelecida por ele”, afirma a coordenadora.