segunda-feira, 29/09/2014
Boas Práticas

Desafio proposto por escola arrecada mil brinquedos para crianças carentes

E.E. Therezinha Sartori, em Mauá, usou como inspiração as campanhas nas redes sociais

Ajudar o próximo sem esperar nada em troca. Esse é o lema da E.E. Professora Therezinha Sartori, em Mauá. Durante o mês de setembro, a escola promoveu a ação #SartoriFaçaUmaCriançaFeliz. A proposta era desafiar os alunos a doarem brinquedos, novos ou usados. Os jovens deveriam tirar fotos com os itens que seriam doados e, logo após a postagem, desafiar três amigos a fazer o mesmo. O objetivo da brincadeira foi arrecadar doações para crianças de comunidades carentes da região.

Rita de Fátima Sola, diretora da unidade, conta que a ideia surgiu a partir das selfies, fenômeno que se espalhou pela internet nos últimos meses. “Três alunos levantaram a possibilidade de arrecadar brinquedos para doação. Com base nos desafios que estavam acontecendo nas redes sociais, lancei o desafio”, revela.

A campanha foi um sucesso entre os alunos da escola. “Foi uma ação bem legal, pois muitas crianças não têm brinquedos. E nós sabemos que, com essa iniciativa, podemos fazer alguém feliz”, afirma Tayna Rodrigues Rissi. “Saber que ajudamos o próximo é gratificante”, conta o aluno Luis Gustavo Gomes Bezerra.

Ao todo, mil brinquedos foram arrecadados e, até o momento, sete instituições de caridade da região já receberam as doações.

Sartori Solidário

Não é de hoje que a escola promove ações de solidariedade para ajudar o próximo. O projeto Sartori Solidário é uma iniciativa da escola que tem como objetivo arrecadar recursos para pessoas carentes. Dentro dessa campanha, foram criadas ações como O Clube dos Vira-Latas, que mantém em abrigo mais de 400 animais, além de ações para arrecadar agasalhos e recentemente o #SartoriFaçaUmaCriançaFeliz.

“O papel da escola é educar. Se você ensina a compartilhar um pouco de si, sem o interesse de receber algo em troca, você forma um cidadão consciente, com responsabilidade e solidário, que consegue olhar o próximo e ajudar”, revela a diretora.