• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/04/2016
Pais e Alunos

Escolas da capital levam 3900 estudantes para exames oftalmológicos neste sábado

Programa Visão do Futuro já distribuiu mais de 14 mil óculos para alunos da rede

No próximo sábado (30) mais de 3900 alunos de 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental cuidarão da saúde dos olhos. A Secretaria da Saúde, em parceria com escolas da capital, levarão crianças da rede estadual de ensino para hospitais para exames oftalmológicos gratuitos. A ação faz parte do programa Visão do Futuro, que desde 2012 já beneficiou 279 mil estudantes e distribuiu mais de 14 mil pares de óculos.  

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O primeiro processo da ação acontece com os alunos em sala de aula e a avaliação dos médicos é a última etapa de um processo que tem a colaboração da Secretaria e dos professores.

Educadores capacitados detectam aqueles meninos e meninas que, ao longo das atividades, demonstram dificuldade para enxergar objetos a distância ou perto. A fase seguinte é a do teste de acuidade visual. A observação feita pelos pais e responsáveis em casa também servem para fechar esse diagnóstico prévio.

No dia do mutirão, porém, todos os indicados são examinados por médicos especialistas para comprovar ou não as suspeitas. Caso seja necessário, eles são encaminhados também para consultas ambulatoriais e são receitados óculos de acordo com o grau. Alunos que hoje estão no 2º ano do Ensino Fundamental e já foram atendidos em edições anteriores podem fazer a reavaliação.

Veja os locais de consulta deste sábado:

– Hospital das Clínicas

– UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)

– Instituto CEMA

– Instituto Suel Abujamra (Aclimação)

– Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal