• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/02/2015
Releases

Escolas da Família reabrem sábado com a missão de espalhar gosto pela leitura na comunidade

Atividades de incentivo aos livros serão prioritárias nas 2,3 mil unidades participantes; eventos incluem ‘cantinho do livro’ e exposições sobre literatura          No próximo final de semana, o programa Escola […]

Atividades de incentivo aos livros serão prioritárias nas 2,3 mil unidades participantes; eventos incluem ‘cantinho do livro’ e exposições sobre literatura

         No próximo final de semana, o programa Escola da Família retorna às atividades em todo o Estado com uma nova missão: espalhar o gosto pela leitura na comunidade. Atualmente, mais de 2,3 mil unidades oferecem, todos os sábados e domingos, opções gratuitas de lazer, esporte e serviço voltados aos alunos, pais e vizinhos escolares. Em 2015, para focar no incentivo ao hábito de ler, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo sugere uma programação diferente que inclui o ‘cantinho do livro’ e exposições.

         Durante o mês de férias, as equipes de cada escola traçaram atividades. Entre as sugestões propostas pela Secretaria estão rodas de contação de história, saraus, encontros com escritores, produção de textos, teatro e até eventos com clássicos da literatura infantil. Algumas ideias serão colocadas em prática já nesta semana no retorno do programa.

         No ‘cantinho do livro’, o público terá acesso livre a revistas, jornais e todo tipo de material literário. O espaço também será usado com palco para os eventos. Para isso, voluntários e coordenadores do Escola da Família têm a missão decorar esses ambientes com pufes e almofadas e, assim, incentivar o momento de leitura.

         “Uma pesquisa feita com alunos do Ensino Fundamental da rede estadual sobre os gostos literários revelou que o gênero ‘aventura’ é o favorito de meninas e meninos, seguido de perto por ‘terror’ e ‘comédia’. Com esses dados em mãos, a ideia da Secretaria é ampliar esse bom hábito também para as famílias, já que nossos programas propiciam a experiência da leitura de maneira lúdica, interativa e essencial para a formação acadêmica e pessoal”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

         No Escola da Família, as ações são desenvolvidas por educadores, pelos mais de 11 mil voluntários cadastrados no programa e também pelos frequentadores dos espaços.