sexta-feira, 17/01/2014
Professores e Funcionários

Escolas da rede estadual se preparam para receber alunos na volta às aulas

Por meio do projeto Trato na Escola unidades recebem repasse de verba para reparos e pinturas

Em poucos dias mais de 4 milhões de alunos estarão de volta às salas de aula. E para que tudo esteja impecável, todas as 5 mil escolas da rede estadual estão se preparando para esse momento.

“Estamos pintando a parte interna e externa da escola e fazendo pequenos reparos, trocando portas e vidros. Tenho certeza que alunos e professores ficarão felizes de ver a escola bonita quando retornarem. Se sentirão acolhidos”, acredita a diretora da E.E. Professor Antônio Alves Cruz, Solange Aparecida de Fátima Duquese.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O mutirão de serviços feito na escola da capital faz parte do projeto “Trato na Escola”. O objetivo da iniciativa é que as unidades fiquem de “cara nova” para a chegada dos mais de 4,3 milhões de estudantes a partir do dia 27 de janeiro, data em que voltam às aulas.

Para isso, desde o último dia 10 de janeiro a Secretaria realiza repasses de R$ 7,9 mil para que cada escola fique responsável por contratar os serviços de reforma, adequação, consertos e instalações de equipamentos que compõem o patrimônio escolar. Algumas unidades podem inovar e usar a verba para grafitar muros ou levar outros conceitos artísticos à unidade.

“É um recurso que a Associação de Pais e Mestres deve usar de acordo com o que a unidade precisa. Eles têm a oportunidade de priorizar aquilo que julgam fundamental”, afirma o secretário da educação, Herman Voorwald.

A verba do Trato na Escola é enviada às Associações de Pais e Mestres (APMs) das unidades que são encarregadas de contratar os serviços necessários. No total, a verba investida pelo governo do Estado é de R$ 40 milhões.

Calendário escolar em 2014

Além do Trato na Escola, para 2014, a Secretaria elaborou um calendário escolar especial. No ano da Copa do Mundo, o início das aulas foi antecipado para 27 de janeiro, assim como as férias do meio do ano, que acontecem entre 12 de junho e 13 de julho período de realização dos jogos, mantendo os 200 dias letivos. Em outubro, os alunos terão um recesso escolar de uma semana, entre os dias 13 e 19. Já o término das aulas está programado para a segunda quinzena de dezembro, de acordo com o cronograma de cada escola.