• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/09/2013
Sociedade

Escolas do interior são selecionadas para etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes

Para competir, alunos desenvolvem sozinhos protótipos de foguetes com materiais recicláveis

Entre 30 escolas do Brasil, as escolas estaduais Antônio de Almeida Prado Lara, Fernando Costa e Ottoniel Junqueira foram selecionadas para participar da V Jornada de Foguetes, etapa nacional da VII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

O evento é organizado pela Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e acontecerá em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro. Participam da disputa os alunos do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e particulares.

Usando apenas garrafa PET e canudos de plástico, os competidores constroem foguetes, projetando-os para alçar voo. A elaboração dos protótipos é orientada por professores que expõem em sala de aula os conteúdos teóricos, como aerodinâmica e Leis de Kepler. No contraturno, os estudantes colocam em prática os conhecimentos e se dedicam a montagem.

Na competição, ganha o foguete que alcançar a maior distância. Para o professor coordenador do núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino de Assis, Everaldo José Machado de Lima, o fato dos alunos serem os responsáveis pela produção dinamiza o processo de aprendizagem. “Os professores apenas acompanham, o aluno é quem está na olímpiada”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Pesquisa com CNPq

Cassio Alexandre Sawada, aluno do Ensino Médio da E.E. Fernando Costa, em Presidente Prudente, participou da competição em 2012 e ganhou uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, sua equipe recebeu medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Em 2013, o estudante participa novamente da equipe de sua escola.

Sempre curioso, desde criança Cassio desmontava brinquedos de engrenagens e cultivou o gosto por construir objetos. De imediato, ele aceitou o convite para participar da MOBFOG. “Aprendi vários conteúdos envolvendo a astronomia, como a sua história, cálculos e a parte de física que é aplicada no voo de um foguete normal para determinar distância, altura, ângulo e pressão”, resume.