• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 09/08/2006
Últimas Notícias

Escolas Estaduais recebem prêmio Educação Viária

Premiação referente ao ano passado é fruto da parceria entre Secretaria de Educação e uma empresa de seguros Uma verdadeira aula prática de cidadania foi dada durante a cerimônia de […]

Premiação referente ao ano passado é fruto da parceria entre Secretaria de Educação e uma empresa de seguros

Uma verdadeira aula prática de cidadania foi dada durante a cerimônia de entrega do Prêmio Educação Viária, nesta quarta-feira, dia 9, na Secretaria de Estado da Educação. Quase duzentos alunos e professores vindos das escolas estaduais de quatro regiões do Estado de São Paulo prestigiaram a premiação que pretende implementar ações solidárias, participativas e responsáveis nas escolas públicas. Os objetivos, melhorar o ensino e as condições da comunidade escolar.

União

Realizada desde 2003, a premiação é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Empresa Mapfre, um dos maiores grupos de seguro do Brasil. O trabalho envolve professores, estudantes, pais e autoridades municipais para achar soluções para os problemas de trânsito no entorno das escolas, entre eles, perigos no trânsito, normas que regem o funcionamento do tráfego e as condições da circulação do sistema viário. Prestigiando a ocasião, Fátima Lima, gerente da fundação e Antonio Cássio dos Santos, presidente da fundação, que ressaltou o que considera mais importante do projeto: o resultado. “Acredito que estimular os alunos a criar, acreditar e realizar um projeto dentro da escola pode ser um exemplo para suas vidas. Afinal, a escola é o nosso segundo lar”, afirma.

Participação

Ao todo, três mil escolas estaduais foram inscritas. Destas, 15 escolas foram premiadas com dvd’s, máquinas fotográficas e filmadoras digitais. Este ano serão avaliadas quase três mil escolas estaduais – tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio – que serão premiadas em 2007.

Estudo apurado

Uma das que tiveram destaque foi a Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves, da região de Votuporanga. O trabalho levou em conta as condições de trânsito, ruas e avenidas do entorno da escola. Também reuniu tabelas com registros, críticas e estratégias para solucionar os problemas encontrados. “A proposta da escola foi para que todos, sem exceção, participassem do projeto. Alunos, pais, professores e funcionários”, revelou a diretora, Cláudia Tirapele Vita. “Percebi que os alunos passaram a ficar mais interessados e atuantes pelos problemas da comunidade escolar”, constatou uma das integrantes da equipe escolar, Sebastiana Aparecida do Nascimento Montezano.

Intercâmbio

Já os alunos da Escola Estadual Professor Juca Loureiro, no município de Espírito Santo do Pinhal, se tornaram agentes multiplicadores do projeto. Eles criaram uma Oficina de Educação Viária. É um local itinerante, onde as pessoas encontram materiais de consulta e informações sobre circulação segura na cidade. Além disso, outras escolas puderam ter acesso ao material para promover o intercâmbio de informações e idéias. Daniel Henrique Pascuini, aluno do ensino médio, diz que aprendeu muitas coisas ao fazer parte do projeto. “Pude ver que comunidade, funcionários e alunos, juntos, podem chegar a um resultado muito gratificante. Afinal, todos lutaram por um objetivo”, disse. “Oportunidades como esta nos dão a chance de sonhar e de concretizar um ideal”, completou.

Sonhos e ideais também foram lembrados pela secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, durante o evento. “Para a prática da cidadania plena é preciso que os professores continuem preocupados e motivados a participar de ações como esta. Um país ou uma cidade que não sonha, não pode realizar nada”, concluiu Maria Lucia.

Premiados

Escolas Ciclo I (1ª a 4ª série) – DVD’s

EE Profª Mercedes Valentina Giannocario (D.E.Mauá) – Projeto: os alunos elaboraram, coletivamente, uma poesia destinada às autoridades que comenta as condições que observaram nos arredores da sua escola.

EE Profª Carmélia Mello Fonseca – (D.E. Araçatuba) – Projeto: eleição de frases de conscientização (com cabines e urnas reais), passeatas, carta reivindicatória de melhorias e encontro com o prefeito.

EE Conselheiro Rodrigues Alves (D.E. Votuporanga) – Projeto: elaboração de tabela registrando suas observações, críticas e estratégias para solucionar os problemas encontrados. Tudo foi encaminhado ao prefeito do município de Macaubal, onde fica a escola.

EE Prof Antonio Gomes de Oliveira (D.E. Marília) – Projeto: Crianças aprendendo a relacionar-se com o poder público através de passeata, abaixo-assinados e ofícios enviados às autoridades. Com isso os alunos obtiveram melhorias nas proximidades de sua escola.

Alunos da EE Professora Clotilde de Castro Barreira (D.E. Assis) – Projeto: Orientaram ciclistas, motociclistas e fizeram advertências a infratores, através de “multas simbólicas”.

Escolas Ciclo II (5ª a 8ª série) – Câmaras Fotográficas

EE Profª Almerinda Rodrigues (D.E. Mogi-Mirim) – Projeto: Promoveram atividades com as crianças das salas de recurso e reivindicaram sinal sonoro nas cercanias da escola. O trabalho incluiu as crianças portadoras de necessidades especiais.

EE Profª Regina Dias Antunes da Silva (D.E. Apiaí) – Projeto: Elaboração de um projeto com alterações da circulação na região, como mudança de mão de direção e criação de bolsão de estacionamento de ônibus escolar. Este projeto já foi executado.

EE Prof Hélio Palermo (D.E. Franca) – Projeto: As sugestões de melhorias que os alunos fizeram para a cidade foram apresentadas por uma aluna em sessão da Câmara Municipal.

EE Profª Esmeralda Sanches da Rocha (D.E. Votuporanga) – Projeto: Os alunos estudaram os problemas que a via férrea trazia para os estudantes e outros moradores da região, além de desenvolver várias outras propostas do Projeto.

EE Prof Jair Barth (D.E. Itapetininga) – Projeto: desenvolveram uma série de propostas sobre o tema do Projeto, unindo a escola em uma criativa gincana.

Escolas de Ensino Médio – Filmadoras

EE Leonardo Soares Rodrigues (D.E. São Roque) – Projeto: Desenvolveram um trabalho de pesquisa e reflexão com a comunidade a respeito da duplicação da Rodovia Raposo Tavares, que corta a cidade de Vargem Grande Paulista.

EE Hortência Quintino de Faria Botelho (D.E. São Vicente) – Projeto: Como resultado de sua pesquisa de campo, os alunos propuseram a construção de uma ciclovia marginal à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. A proposta foi representada em maquete e encaminhada às autoridades através de um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas.

EE Profª Julieta Guedes de Mendonça (EE Adamantina) – Projeto: Os jovens promoveram a interação entre os vários níveis da escola, levando noções de circulação segura aos alunos mais novos, através de jogos e outras atividades.

EE Prof Dr. Antonio de Benedictis (DE Assis) – Projeto: campanha educativa em parceria com a prefeitura de Pedrinhas Paulista e a Polícia Militar.

EE Prof Juca Loureiro (D.E. São João da Boa Vista) – Projeto: Os alunos tornaram-se agentes multiplicadores do Projeto, através da Criação da Oficina do Projeto de Educação Viária, um local de ensino e aprendizagem de circulação segura. Estes jovens levaram a oficina a outras escolas, ampliando o projeto e promovendo um importante intercâmbio de informações e idéias.