• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 31/05/2016
Sociedade

Escolas podem participar de programa da Unesco e promover a paz no mundo

Atualmente, 302 escolas brasileiras participam do projeto

Você sabia que sua escola pode disseminar a cultura da paz em todo o planeta? Trata-se do Programa de Escolas Associadas (PEA), iniciativa da Unesco que tem como objetivo criar uma rede internacional de escolas que trabalhem conceitos que envolvem a paz no planeta.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As unidades de ensino interessadas em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível neste link. No documento, as escolas devem informar seus dados e relatar os projetos que realizam. As iniciativas valorizadas pela Unesco devem estar dentro de temas como meio ambiente, direitos humanos, entre outros.

No momento, as novas certificações do PEA aguardam autorização da sede da Unesco em Paris, na França. Entretanto, isso não impede que as escolas inscrevam-se no programa. As unidades de ensino podem acompanhar como candidatas os projetos e atividades de formação continuada que envolvem educação para a paz. 

As escolas associadas recebem um certificado internacional de participante do projeto e ganham o direito de utilizar a logomarca do PEA. Também recebem materiais produzidos pela Unesco e participam de concursos internacionais promovidos pela instituição. O programa ainda oferece palestras, cursos e capacitação para os professores da unidade de ensino em questão.

“Fazer parte da Unesco abre os horizontes”

A iniciativa já conta com a participação de algumas escolas estaduais de São Paulo. Uma delas é a E.E. Dona Idalina Macedo Costa Sodre, localizada em São Caetano do Sul.

“Fazer parte desse programa da Unesco amplia os horizontes. Os valores que ele prega, como cultura de paz entre outros temas transversais, que também estão inseridos dentro do Currículo do Estado de São Paulo, permite que nós possamos ir além. Esse ano o tema do programa envolve sustentabilidade e nós estamos com algumas atividades que envolvem essa questão aqui na escola como a criação de carteiras e sacolas com embalagens de leite e puffs feitos com garrafas PET, por exemplo”, afirma Andreia Aparecida Casanova Lozano, diretora da unidade de ensino.