sexta-feira, 22/05/2015
Boas Práticas

Escolas reúnem pais e filhos em mega reunião neste sábado (23)

Ação faz parte do projeto "Um dia na escola do meu filho", criado pela Educação há cinco anos

Neste sábado (23), os alunos, pais e responsáveis vão juntos à escola. A ação faz parte do projeto “Um dia na escola do meu filho”, criado há cinco anos pela Educação e que mobiliza a cada semestre as 2,3 mil escolas do Programa Escola da Família da capital, região metropolitana e interior.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com o apoio dos professores, eles terão a missão de criar estratégias para incentivar o hábito da leitura em crianças e jovens, além de disseminar a prática em toda comunidade escolar. Além disso, o encontro marca a grande reunião com os mestres.

O tema de incentivo ao hábito de ler foi definido pelas escolas por ser indispensável à formação e compreensão de outras disciplinas do currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na rede estadual, as unidades oferecem espaços e acervo para a leitura de livros, jornais e revistas. Ao longo do ano, as escolas também organizam saraus, feiras literárias e até oficinas de criação de textos com a proposta de aproximar os estudantes e o mundo literário.

No encontro deste sábado, algumas escolas também vão aproveitar o espaço para conhecer mais os moradores e o entorno do bairro. A ideia é reunir, com ajuda dos alunos, informações sobre as famílias, lojas, igrejas e outras unidades de ensino. Os dados coletados nesse ‘censo’ vão ajudar na elaboração de atividades e programas realizados sempre aos fins de semana e aberto à toda comunidade local.

“Escolhemos a data do encontro em um sábado para que pais e responsáveis, que têm compromisso ao longo da semana, tenham a chance de conhecer com calma o ambiente escolar, converse com os professores e direção e tire dúvidas sobre o aprendizado dos seus filhos. A participação da comunidade na escola é de extrema importância e contribui de forma decisiva para a qualidade do ensino”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Oportunidades de aprendizado na rede

Livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, orientações para pesquisa e letramento informacional. É com toda essa gama de material que os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos contam nas Salas de Leitura, um espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar. Saiba mais aqui.