• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/11/2015
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Estão abertas as matrículas antecipadas para alunos da Educação de Jovens e Adultos

As inscrições dos novos alunos na rede estadual seguem até o dia 13 de novembro

Jovens e adultos que ainda não concluíram os estudos e querem retornar para as salas de aula, já podem fazer a matrícula para 2016, obedecendo os pré-requisitos regulamentados pela Educação paulista 2015. Os cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são divididos em módulos presenciais e de frequência obrigatória. Para se matricular é necessário se dirigir a uma escola da rede estadual e apresentar certidão de nascimento (ou registro de identidade), telefone para contato e comprovante de residência atualizado. As inscrições dos novos alunos na rede estadual seguem até o dia 13 de novembro, quando haverá atualização dos novos matriculados.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

É preciso ficar atento aos pré-requisitos de matrícula por ciclo. Para o Ensino Fundamental, a idade mínima para a inscrição no termo I é 15 anos completos; 15 anos e meio completos para o termo II; 16 anos completos no termo III e, por fim, 16 anos e meio completos aos interessados pelo termo IV.

Já no Ensino Médio, o cadastro é válido a estudantes com 18 anos completos para início no termo I; 18 anos e meio completos no termo II e 19 anos completos no caso do termo III do curso. Em 2015, mais de 200 mil alunos estão matriculados em classes da EJA na rede paulista. 

Reorganização

O Estado de São Paulo passa por uma reorganização de sua rede que não afeta o número de vagas oferecidas, nem no ensino regular ou de jovens e adultos. Para isso, será implementado um plano que tem como principal foco otimizar as escolas nos ciclos por aluno, ou seja, colocando, quando possível, alunos de 6 e 7 anos e de 15, 16 e 17 anos em escolas preparadas especialmente para cada público. 

Estimativas prévias da Educação apontam que é possível crescer em 30% o número de escolas com um só ciclo de ensino (do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º ano ou médio). Em muitas outras haverá uma organização para se ter os dois ciclos do fundamental.