• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 02/03/2004
Últimas Notícias

Estudante da Baixada Santista será premiada na Olimpíada Paulista de Física

Mais de 170 estudantes das redes pública e particular de ensino do Estado, selecionados na Olimpíada Paulista de Física 2003, serão premiados amanhã (3), a partir das 15 horas, no […]

Mais de 170 estudantes das redes pública e particular de ensino do Estado, selecionados na Olimpíada Paulista de Física 2003, serão premiados amanhã (3), a partir das 15 horas, no teatro Arthur Rubinstein, em São Paulo (Rua Hungria, 1.000, Jd. Paulistano). Entre os participantes selecionados, a aluna Raquel Malta Nunes de Almeida, que cursa a 6ª série do Ensino Fundamental na EE Luiza Macuco, em Santos, será a única representante da rede pública estadual da Baixada Santista.

Os finalistas receberão certificados de participação, medalhas e menções honrosas. O prêmio mais desejado, uma bolsa de estudos para um curso de Inglês na Inglaterra, será destinado ao aluno melhor colocado das 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio e ao seu respectivo professor.

A Olimpíada Paulista de Física (OPF) é um programa permanente da Associação Paulista de Professores de Física (Aprofi), destinado a estudantes da 5ª série do Ensino fundamental à 3ª série do Ensino Médio, com o objetivo de divulgar a ciência e estimular o ensino, o estudo e a pesquisa da Física. No ano passado, 171 cidades estavam envolvidas na disputa.

Raquel, que no último ano estava matriculada na 5ª série, não esconde a empolgação. Ela confessa que sempre gostou da disciplina de Ciências e relata a experiência de ter sido selecionada. “É a minha matéria preferida, fui incentivada pela professora de ciências a participar da Olimpíada. Estou muito feliz. Meus pais estão orgulhosos e me acompanharão na cerimônia”, conta, animada, a futura bióloga.

A olimpíada foi dividida em duas fases e as provas eram específicas por nível.

Os estudantes que no ano passado cursavam a 5ª, 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental fizeram as provas de nível I; já os estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, as provas de nível II; e os estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, as provas de nível 3.

A primeira etapa, que contou com a participação de 15 mil inscritos, foi desenvolvida nas sedes regionais. Para a segunda fase, realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foram classificados 1.400 alunos. O programa teve o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do ITA, do Conselho Britânico e do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Renanta Ferrarezi