segunda-feira, 06/04/2015
Pais e Alunos

Estudante é destaque em concurso de ilustrações de Olimpíada de Física

Lucas Marques Proença conquistou o primeiro lugar no concurso

Aluno do Ensino Médio da E.E. Jacob Salvador Zveibil, localizada na região de Parada de Taipas, em São Paulo, Lucas Marques Proença foi destaque na última edição do Concurso de Ilustrações da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Com um desenho que retratou a “relação da física com o mundo”, o jovem conquistou o primeiro lugar na disputa, voltada para alunos do último ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o Brasil.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ele conta que tudo começou a partir do incentivo de seu professor de física e química, Alcides Ferreira Góes. “O professor disse que eu desenhava muito bem e me incentivou a participar no concurso”. Na ilustração, o jovem desenhou o famoso físico alemão Albert Einstein segurando o planeta Terra na ponta do dedo por meio de uma corrente, ao lado do físico inglês Isaac Newton, expressando a ideia de que os saberes da ciência caminham em conjunto e não de uma maneira isolada. O design para o desenho, segundo Lucas, veio a partir da capa do filme “O Todo Poderoso”.

ilustracao2014_1o_700

– Confira os demais desenhos vencedores aqui

“Ele expressou dois ícones da física, com o objetivo de mostrar que a ciência é feita em conjunto, e não de uma maneira isolada. Durante a participação no concurso, ele pediu orientações sobre como fazer a ilustração e até criou uma competição saudável dentro da sala de aula com outros alunos, para ver quem fazia o melhor desenho. Acredito que isso foi importante, pois o ajudará a perceber que o mundo é maior do que ele imaginava ser”, conta o professor.

Paixão pelo desenho

A paixão do jovem por desenhos não é de hoje. Aos oito anos de idade, o estudante já dava seus primeiros passos como desenhista. “Eu gosto muito de desenhar. Comecei já quando criança. Naquela época, eu pegava revistas em quadrinhos e copiava os desenhos”.

Por conta disto, Lucas já sabe qual carreira quer seguir no futuro. “Ano que vem eu pretendo começar a trabalhar como ilustrador”, afirma.