sexta-feira, 09/12/2016
Boas Práticas

Contos e poemas são imortalizados em “livros sustentáveis” feitos por alunos de Jaú

Atividade aconteceu na E.E. Professor Túllio Espíndola de Castro

Pensando na preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, no aprendizado, alunos e professores da E.E. Professor Túllio Espíndola de Castro, em Jaú, tiveram a ideia de criar livros de contos e poemas utilizando caixas de papelão, papel sulfite, entre outros materiais recicláveis. A atividade aconteceu ao longo de 2016 e contou com a participação de aproximadamente 120 estudantes e com o apoio da 11 Editora.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Além de viável pelo baixo custo, o projeto evidencia lideranças e apoia o protagonismo estudantil. Assim, os alunos têm a oportunidade de desenvolver ou aprimorar as competências leitora e escritora”, destaca Claudete Filomena Richieri, coordenadora e idealizadora do projeto.

Para a atividade, os jovens passaram por diversas formações. No primeiro semestre, a atividade focou no trabalho nas salas de aula onde os professores de Língua Portuguesa trabalharam e incentivaram crianças e adolescentes a ler obras de consagrados escritores brasileiros. A partir disso os estudantes foram estimulados a produzir suas próprias versões, acrescentando novos personagens, espaço, foco narrativo, etc. “Os textos foram elaborados a partir das propostas de trabalho com os gêneros contemplados no Currículo de cada segmento”, afirma a professora.

Já a segunda metade do ano foi dedicada exclusivamente à produção dos livros. O lançamento das publicações ocorreu em novembro, na escola. “Nosso objetivo foi contribuir com a formação de leitores e escritores competentes, além de propor parceria entre os alunos do Ensino Fundamental com os jovens do Ensino Médio”, conclui Claudete.

Estímulo à leitura nas salas de aula

Para estimular a leitura nas salas de aula da rede estadual paulista, a Secretaria da Educação oferece aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) as Salas de Leitura, espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar.

Nesses espaços são oferecidos livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, além de orientações para pesquisa e letramento informacional.