• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/11/2014
Grêmio Estudantil

Estudantes se transformam em parlamentares por um dia na Assembleia Legislativa

Os projetos defendidos pelos alunos no Parlamento Jovem Paulista poderão ser adotados por deputados

No lugar dos rostos conhecidos de deputados estaduais, jovens com a cabeça repleta de sonhos e ideias. Este foi o cenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na última sexta-feira (7), que abriu as portas para alunos de escolas públicas e particulares ocuparem as cadeiras dos parlamentares.

A mudança na rotina faz parte do programa Parlamento Jovem Paulista que garante aos estudantes a oportunidade de atuarem como deputados por um dia.

Um longo caminho é percorrido até a Assembleia Legislativa. Para conquistar uma vaga no programa, os alunos passam a reunir informações e escrevem projetos de lei com foco na agricultura, cultura, defesa do consumidor, direitos humanos, educação, emprego, esportes, habitação, juventude, natureza, saúde ou segurança pública.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os projetos são avaliados por um time de especialistas da Assembleia, responsáveis por escolher as ideias com mais relevância social e profundidade nos assuntos. Na edição de 2014, foram selecionadas 94 propostas, sendo 51 oriundas de escolas estaduais. Os jovens eleitos são divididos por partidos que obedecem o tema escolhido em seu projeto de lei. O partido da educação obteve o maior número de propostas, recebendo 33 membros.

O presidente do Grêmio Estudantil da Escola do Novo Modelo Tempo Integral Professor Enio Vilas Boas, Vinicius Soares, é um dos jovens que trocou o uniforme pelo terno e gravata. Ele defendeu na tribuna o partido da educação e reconheceu o peso de representar os estudantes no parlamento. “Ser um deputado jovem não é ser um jovem autoritário que visa o seu benefício próprio, mas um jovem que pensa no bem coletivo”.

Joyce Soares, aluna do Ensino Médio na E.E. Professora Sueli Aparecida Figueira dos Santos, em Ubatuba, ocupou uma cadeira no partido do emprego. Seu objetivo é impulsionar o ingresso do menor no mercado de trabalho. “O meu projeto decreta a redução em 20% dos impostos para empresas que contratem um menor aprendiz”, conta.

Os projetos de lei apresentados no Parlamento Jovem ficam à disposição dos deputados estaduais e órgãos oficiais do Estado de São Paulo. Segundo a representante do programa Sonia Hernandes, diversas propostas já foram votadas em plenárias oficiais. “É importante que eles saibam que o Parlamento Jovem não termina naquele dia. Os projetos têm potencial suficiente para sair do papel e ocupar espaços de discussão na esfera política”.