• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/03/2014
Pais e Alunos

Estudo que mede hábitos e saúde dos alunos no país entra em sua etapa paulista

Projeto batizado de ERICA, Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, tem apoio da USP

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Universidade de São Paulo (USP) e outras entidades, que vai às escolas de todo o país para pesquisar a alimentação, o peso, os hábitos e as atividades dos adolescentes no país, entra agora em sua etapa paulista.

Batizado de ERICA (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes), o projeto organiza questionários sobre a saúde do alunos e coleta outros dados com os responsáveis e a escola. Além disso, são tiradas as medidas dos estudantes e um exame de sangue também é realizado.

– Confira aqui a cartilha do projeto ERICA

Segundo a responsável pelo estudo em São Paulo e professora da Escola de Enfermagem da USP, Elizabeth Fujimori, “o objetivo do ERICA, que avaliará 75 mil estudantes de todo o país, é conhecer a frequência e magnitude de problemas de saúde como obesidade, diabetes, hipertensão e outros fatores de risco cardiovascular em adolescentes de 12 a 17 anos. Os resultados servirão de base para a elaboração de políticas públicas para o controle e a prevenção de doenças cardiovasculares nesse grupo”.

A USP é responsável pelo projeto em São Paulo. Cerca de 120 escolas do Estado, incluindo unidades de ensino municipais e privadas participarão do estudo. Dessas, mais de 80 são da rede estadual de ensino, e irão participar do levantamento até o fim de maio.